A equipe do Centro de Excelência contra a Fome do Brasil do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, realizou, em 1 de setembro, reuniões técnicas para troca de experiências sobre estratégias e ações de compra local de alimentos da agricultura familiar, nutrição e educação alimentar e nutricional em Brasília, Distrito Federal. As atividades tiveram a participação do vice Primeiro-Ministro de Cuba, Jorge Luis Tapia Fonseca, representantes dos Ministérios da Educação, da Agricultura e Relações Exteriores do governo cubano, além dos oficiais do escritório do Programa Mundial de Alimentos em Cuba.
Pela manhã, os participantes visitaram a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), onde houve apresentação da atuação da Empresa junto aos agricultores familiares para apoio na produção e distribuição de alimentos para a alimentação escolar e outros programas de segurança alimentar e nutricional, mecanismos de compras institucionais no Brasil, além de debates sobre comercialização dos gêneros alimentícios.
Além disso, a delegação cubana e técnicos do WFP em Cuba participaram de visitas, organizadas pela equipe da EMATER/DF e pelo Centro de Excelência, às Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (CEASA-DF). Lá, os visitantes puderam compreender o fluxo de chegada e distribuição de alimentos frescos e tecnologias para processamento de alimentos.
Durante a tarde, os visitantes participaram de reuniões na sede do Centro de Excelência do WFP no Brasil, com participação da equipe de nutricionistas das Secretarias de Educação e Saúde do Distrito Federal, sobre o planejamento e elaboração dos cardápios da alimentação escolar e seus respectivos custos e produção de refeições, além da apresentação de cuidados e fiscalizações para o consumo alimentar com segurança sanitária no Distrito Federal.
A visita representou uma oportunidade de compartilhar os resultados e lições aprendidas sobre compras locais da agricultura familiar no Distrito Federal e proporcionou troca de conhecimentos e experiências entre o Brasil e Cuba. Encontros dessa natureza promovem a consolidação de novas parcerias que almejam a promoção da alimentação e nutrição de qualidade nos países e, consequentemente, fortalecem o papel da Cooperação Sul-Sul no âmbito de sistemas alimentares sustentáveis em países do sul global.
Conheça outras parcerias do Centro de Excelência do WFP no tema de sistemas alimentares sustentáveis na página do Projeto Além do Algodão.