Participação em seminários técnicos, visitas de estudo e trabalho conjunto em projetos de nutrição marcaram as ações de cooperação entre o Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil e o Peru nos últimos anos. A parceria começou em 2015, com a participação no VII Seminário de Alimentação Escolar para América Latina e Caribe, que reuniu mais de 200 participantes, incluindo representantes de governos, especialistas regionais e internacionais de alimentação escolar e organizações públicas e privadas de 17 países da região.
Já no ano seguinte, o Peru fez parte de um grupo de outros 10 países que vieram ao Brasil, com apoio do Centro de Excelência e do governo brasileiro, para o Dia de Alimentação Escolar e Nutrição. Organizado pelo Centro de Excelência, o encontro apresentou pontos importantes da experiência do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), principalmente aos países que ainda não tinham vindo ao Brasil em visita de estudos. Aproveitando a agenda no Brasil, a delegação do Peru também participou de um seminário sobre políticas sociais e de visitas de campo para conhecer as melhores práticas em segurança alimentar e nutricional no Brasil.
A colaboração entre o Centro de Excelência, o WFP e o governo do Peru, que começou com a promoção da alimentação escolar, hoje inclui também ações de nutrição no âmbito do Projeto Nutrir o Futuro, iniciado em 2020. Como uma das primeiras atividades, um seminário com o setor de saúde dos três países participantes no projeto – Brasil, Colômbia e Peru – teve como objetivo apresentar e discutir as políticas de alimentação e nutrição. Em 2021, um segundo seminário lançou o primeiro produto do projeto, “Policy Brief #1: Obesidade Infantil – estratégias de prevenção e cuidado (em nível local)” e reuniu os parceiros Ministério da Saúde e a Agência Brasileira de Cooperação em um evento online, que contou com a participação de especialistas de várias áreas, incluindo gestores públicos locais, que compõem um dos públicos-alvo da publicação.
Também em 2021, o Tour Virtual “Vinculando a agricultura familiar às compras públicas no Peru e no Brasil” promoveu um espaço de Cooperação Sul-Sul entre os governos peruano e brasileiro para compartilhar conhecimentos, boas práticas e lições aprendidas no desenvolvimento de programas de alimentação escolar local. O evento marcou a fase final de uma série de intercâmbios virtuais dentro do projeto “Promovendo a Participação de Pequenos e Médios Agricultores em Compras Públicas para Melhorar a Nutrição de Escolares no Peru”.
Descubra mais no livro “Uma década de Cooperação: 10 anos do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil”.