
Durante visita oficial ao Brasil, a vice-presidente da Guatemala, Karin Herrera, reuniu-se com representantes do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, com intuito de conhecer de perto as políticas públicas que colocaram o país como referência mundial no combate à fome e na promoção da segurança alimentar e nutricional.
“O Brasil é uma referência mundial em políticas de combate à fome. Conhecer essa experiência é fundamental para fortalecer as ações que estamos desenvolvendo na Guatemala”, afirmou Karin Herrera.
Em agenda realizada no Rio de Janeiro, no dia 30 de setembro, o chefe de Programas, Vinicius Limongi, e Ana Clara Cathalat, especialista em cooperação internacional do Centro de Excelência, apresentaram a trajetória da Estratégia Fome Zero e programas estruturantes como o Bolsa Família, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Durante a apresentação, os representantes ressaltaram a importância do modelo brasileiro de integração de políticas sociais, agrícolas e educacionais.
“A experiência do Brasil mostra que é possível enfrentar as causas estruturais da fome de forma intersetorial e participativa. O Centro de Excelência tem o papel de sistematizar essas práticas e apoiar outros países a adaptarem soluções de acordo com seus contextos nacionais”, destacou Ana Clara Cathalat.
A vice-presidente guatemalteca, que coordena em seu país as ações interministeriais voltadas à segurança alimentar e nutricional, ouviu com interesse os exemplos apresentados e reforçou a prioridade do tema para o governo de seu país. “A segurança alimentar é uma prioridade do nosso governo, e este diálogo com o Centro de Excelência no Brasil nos inspira a adaptar boas práticas à realidade guatemalteca”, concluiu.
A reunião também contou com a participação à distância de representantes do governo da Guatemala que puderam contribuir para as discussões.