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De 6 a 9 de fevereiro, foi realizada uma missão de campo em quatro escolas de Gamboma, na República do Congo, com o objetivo de acompanhar o processo de utilização de produtos cultivados por agricultores locais na alimentação escolar.
Técnicos responsáveis pelo projeto “Sementes para o Amanhã” monitoraram o abastecimento dessas escolas por quatro cooperativas agrícolas da região, selecionadas para participar do projeto.
A equipe acompanhou o processo de entrega e a gestão das cantinas escolares, além de avaliar, junto aos diretores das escolas, os desafios para a realização das compras com pequenos produtores, a adequação dos cardápios e a armazenagem dos alimentos. Também foi verificado se as cooperativas possuem produção suficiente para abastecer as escolas.
Foram formados os Comitês de Gestão Escolar (COGES), compostos por pais e representantes das escolas, que receberão treinamento para a gestão das cantinas. Na República do Congo, as mães dos alunos atuam como merendeiras voluntárias, revezando-se ao longo da semana para cozinhar para as crianças.
Além disso, foram disponibilizados registros para o controle de presença dos alunos e formulários para a elaboração de relatórios periódicos.
Como próximos passos, o projeto pretende acompanhar mais de perto a implementação das novas diretrizes, coletar dados nas escolas e junto dos pequenos produtores, além de reunir diferentes atores em workshops para a criação e implementação de novas ideias.
Sobre o Projeto
O projeto “Fortalecimento do acesso de agricultores familiares da República do Congo aos mercados locais através da Cooperação Sul-Sul” é uma iniciativa do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, em parceria com o Governo da República do Congo, o Governo do Brasil e o United Nations Office for South-South Cooperation (UNOSSC) lançado em setembro de 2023, financiado pelo fundo IBAS (Índia, Brasil e África do Sul).
O projeto visa permitir que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (MAEP) e o Ministério da Educação Pré-Escolar, Primária, Secundária e de Alfabetização (MEPPSA) utilizem os conhecimentos e inovações do Brasil e de outros parceiros do IBAS em programas de agricultura familiar e alimentação escolar.
A implementação do projeto ocorre ao longo de dois anos nos departamentos de Bouenza, Plateaux e Pool, envolvendo o fortalecimento institucional dos ministérios relevantes, treinamento de cooperativas de agricultores familiares e escolas.