O Centro de Excelência do WFP, por meio da parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), fornecerá apoio técnico na execução do programa e no compartilhamento dessa experiência com outros países. “O programa será uma poderosa ferramenta para enaltecer uma política pública de sucesso e já reconhecida em várias partes do mundo. Além disso, o reality é lançado em um momento-chave para o Brasil, que acaba de assumir a copresidência da Coalizão Global de Refeições Escolares, um importante fórum global de trocas de experiências sobre o combate à fome e à má nutrição por meio da alimentação escolar”, disse Daniel Balaban, Representante do WFP no Brasil e Diretor do Centro de Excelência contra a Fome.
A iniciativa visa destacar as características culturais e culinárias utilizadas pelos participantes, privilegiando a valorização dos alimentos in natura, da agricultura familiar, do combate à fome e à desnutrição, além da importância da alimentação saudável na escola e do planejamento dos cardápios, com atenção aos cuidados no preparo, manipulação e armazenamento de ingredientes e à difusão de ferramentas pedagógicas.
Nesta nova edição do reality, profissionais que atual em escolas indígenas, tradicionais ou quilombolas também poderão reforçar toda a diversidade cultural e regional do país refletida na culinária servida aos estudantes de tais localidades. O concurso será dividido em etapas eliminatórias que contemplarão merendeiras de todas as regiões do país.
O anúncio do novo programa aconteceu nesta quarta-feira, 1 de novembro, na Escola Classe 5, no Guará, Região Administrativa do Distrito Federal, e contou com a presença da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, do ministro da Educação, Camilo Santana, e da presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba. Também estavam presentes a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Miridan, o representante do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, Daniel Balaban, a coordenadora-geral do Pnae, Solange Castro, e técnicos e representantes da educação e da alimentação escolar.