O Oficial de Projetos do Centro de Excelência contra a Fome do WFP, Joelcio Carvalho, participou na última quarta-feira, 12 de julho, de um evento virtual “Innovation Spotlight” como parte da comunidade de Campeões da Inovação, do Centro de Inovação do WFP, ou Innovation Accelerator, em inglês. Ele apresentou o projeto Além do Algodão e as soluções inovadoras que a iniciativa tem trazido para os países em que atua: Tanzânia, Moçambique e Benin. Joelcio também forneceu insights durante a sessão sobre o porquê e como o projeto foi desenvolvido, bem como os desafios e oportunidades atuais para outros funcionários do WFP.
O Além do Algodão explora as possiblidades de apoiar pequenos produtores de algodão e instituições públicas de países africanos a vincular subprodutos do algodão a culturas alimentares consorciadas, já que o algodão possui um mercado amplo e seguro. Um exemplo dado pelo Oficial de Programas é o do Benim, onde cerca de 50% dos pequenos produtores agrícolas trabalham com a produção de algodão. “Precisamos apoiar os produtores de algodão, pois quem produz algodão, também produz alimentos”, afirmou Joelcio.
Durante o evento, também foram apresentadas soluções inovadoras que o projeto levou para os países participantes, como tecnologias relacionadas a acesso a água, práticas agrícolas sustentáveis e conservação de alimentos. Na Tanzânia, o Além do Algodão ofereceu um treinamento para construção de cisternas para pequenos agricultores, possibilitando um melhor acesso à água potável e beneficiando cerca de seis mil crianças. Além desse treinamento, os agricultores também foram capacitados em práticas agrícolas sustentáveis com equipamentos, como motocultivadores e sementeiras, que possibilitam economizar dias de trabalho e plantar de forma mais eficiente.
Em Moçambique, foram ministradas atividades de treinamento em gestão de perdas pós-colheita para produtores com objetivo de diminuir o desperdício de alimentos e melhorar a manutenção das propriedades e qualidade dos alimentos. Já no Benim, foram realizadas capacitações para a diversificação do plantio de alimentos nutritivos e de melhores práticas de higiene e preparação de alimentos, além de realizar ações voltadas para segurança alimentar e nutricional.
O Projeto Além do Algodão é uma iniciativa conjunta do Centro de Excelência do WFP e do Governo Brasileiro, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Universidade Federal do Oeste Baiano (UFOB), com o apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).
Sobre o Centro de Inovação do WFP
O Centro de Inovação do WFP tem sede na Alemanha, em Munique e busca, apoia e amplia inovações de alto impacto para acabar com a fome dentro e fora da organização. O Acelerador trabalha em estreita colaboração com os Escritórios Nacionais do WFP, bem como com os Escritórios Regionais e as Unidades de Negócios em nível de sede.
A Comunidade de Inovação é composta por uma rede de Centros de Inovação do WFP, sediados nos Escritórios de País do WFP ou nos Escritórios Regionais, uma comunidade de Campeões de Inovação do WFP que trabalham juntos para promover uma cultura de inovação em toda a organização e um serviço interno de apoio à inovação para as divisões de negócios e Escritórios de País do WFP.
A Comunidade de Campeões da Inovação do WFP é uma iniciativa do Centro de Inovação do WFP que apoia e capacita funcionários do WFP para se tornarem agentes de mudança, impulsionando a inovação na organização e promovendo soluções para acabar com a fome. Os membros são incentivados a assumir um papel ativo na criação de uma cultura de inovação mais vasta no WFP e têm a oportunidade de obter acesso a recursos exclusivos e de, voluntariamente, acolher, contribuir e participar em sessões para compartilhar conhecimentos e eventos sobre o tema da inovação no WFP.