
Em uma iniciativa que reforça o papel da agricultura familiar na segurança alimentar brasileira, o Projeto InovaSAN promoveu um encontro com representantes de cooperativas e organizações de agricultores familiares de 20 estados brasileiros, no dia 22 de julho, na sede nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Brasília.
O InovaSAN (nome que integra as palavras inovação e segurança alimentar e nutricional) é uma parceria entre o Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil e o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
O objetivo principal do encontro foi apresentar aos agricultores as oportunidades de participação nas compras institucionais de alimentos realizadas pelo WFP, especialmente no contexto da ajuda humanitária internacional.
Durante a reunião, as representantes do Centro de Excelência explicaram o papel do WFP como agência das Nações Unidas que atua em emergências globais, como desastres naturais e conflitos, e destacaram o potencial do Projeto InovaSAN para fomentar ações de segurança alimentar e nutricional em diversos ambientes alimentares.
A proposta de expansão para o mercado internacional foi apontada como uma oportunidade estratégica para as cooperativas da reforma agrária, com impactos positivos nos âmbitos socioeconômico, político e institucional. O WFP foi apresentado como um parceiro confiável, com demanda contínua por alimentos destinados a populações vulneráveis em diferentes partes do mundo, uma demanda que tende a crescer diante das mudanças climáticas.
Os participantes puderam tirar dúvidas e discutir formas de articulação com o Centro de Excelência, resultando no fortalecimento da parceria com o MST, especialmente com a União Nacional das Cooperativas da Reforma Agrária Popular do Brasil (Unicrab).
A iniciativa reforça as políticas públicas brasileiras de combate à fome e promoção da segurança alimentar, além de destacar o papel da cooperação Sul-Sul como ferramenta de desenvolvimento sustentável. Para saber mais sobre as ações do Centro de Excelência no âmbito da cooperação Sul-Sul, acesse: www.centrodeexcelencia.org.br