Ao menos 407,8 milhões de crianças ao redor do mundo receberam comida por meio das escolas no ano letivo de 2022, que corresponde a 25% das crianças em idade escolar. Esse dado foi divulgado no dia 3 de fevereiro, durante o lançamento da terceira edição do relatório Programas de Alimentação Escolar ao Redor do Mundo, documento co-organizado pela Global Child Nutrition Foundation (GCNF) e pelo Instituto Internacional de Pesquisa sobre Políticas Alimentares (IFPRI).
O documento reúne informações recolhidas por meio do Questionário Global de Programas de Alimentação Escolar, aplicado em 142 países ao longo de 2022, e aborda questões como abrangência e cobertura dos programas, financiamento, leis e políticas, além de monitorar o progresso global ao longo dos anos.
Sobre o Brasil, o relatório revela que 35,8 milhões de crianças e adolescentes receberam alimentação escolar em 2022, correspondente à totalidade dos alunos matriculados nos ensinos Primário, Fundamental e Médio. A maioria, 61%, são crianças do ensino Fundamental de todo o país.
No mundo, entre as crianças e adolescentes que receberam alimentação escolar em 2022, 39% estão matriculados no ensino Primário. A pesquisa tem como alvo governos, pesquisadores, doadores e tomadores de decisão.
O pesquisador Fábio Veras Soares, do Centro Internacional de Políticas para o Desenvolvimento Inclusivo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) participou do lançamento representando o governo brasileiro e a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Ele enfatizou a relevância do questionário no processo de tomada de decisão.
“Dados como os fornecidos pela pesquisa global de programas de alimentação escolar desempenham um papel crucial para o trabalho da Aliança Global porque criam a base de evidências para políticas que são apoiadas pela Aliança”, afirma Veras Soares.
Após a apresentação dos dados, a Diretora de Alimentação Escolar e Proteção Social do WFP e Diretora do Secretariado da Coalizão da Alimentação Escolar, Carmen Burbano, participou do painel “Colocando os resultados da pesquisa em uso: Política, pesquisa, defesa, implementação e perspectiva de negócios”, explicando como os dados obtidos com o questionário são incorporados no trabalho do WFP e da Coalizão.
Burbano relatou que os dados ajudam a abastecer o Relatório State of School Feeding Worldwide (Estado da Alimentação Escolar no Mundo, em português), publicado bienalmente pelo WFP, agência encarregada pelos dados oficiais da ONU sobre alimentação escolar.
Burbano também destacou que a pesquisa é uma ferramenta que fortalece e institucionaliza o trabalho disponibilizado para governantes, para uma melhor tomada de decisão.
Acesse os dados sobre o Brasil e Destaques do Relatório disponíveis em português.
Acesse o Relatório completo (em inglês).