O ano de 2019 foi um período de grandes conquistas para o WFP Brasil. Confira uma breve retrospectiva do nosso trabalho.
2019 começou com uma mudança no escopo de trabalho do Centro de Excelência contra a Fome do WFP Brasil. Uma nova estrutura foi projetada, com as atenções principais da equipe voltadas para o programa de Apoio Remoto (Virtual Exchanges) aos países, com desenvolvimento de publicações técnicas, produção de vídeos, fortalecimento de capacidades, além da assistência para o desenvolvimento de políticas de alimentação escolar e segurança alimentar.
Uma nova taxonomia de produtos foi desenvolvida, dividindo a atuação do WFP Brasil em quatro categorias: Serviço de Assistência Técnica e Assessoria, Promoção de Parcerias, Serviços de Advocacy e Serviços de Gestão de Conhecimento. Ao todo, a equipe de programas ministrou cinco workshops e três webinars. Além disso, foram feitas análises de 15 documentos técnicos, entre eles programas de políticas públicas de alimentação escolar, projetos piloto e estratégias de implementação.
Dez países receberam visitas técnicas, que colaboraram para o desenho de novos programas de alimentação escolar, nas estratégias de transição dos programas do WFP para os governos locais, no apoio ao Planejamento Estratégico de Países (CSPs) e no auxílio em projetos de financiamento. Uma delegação de Uganda também foi recepcionada na sede do WFP Brasil, em Brasília. A equipe do Centro de Excelência apresentou o modelo de alimentação escolar brasileiro aos Ministros e Diretores do país africano. Os visitantes também participaram de palestras, workshops e realizaram visitas a agricultores familiares e escolas.
O ano de 2019 foi uma ano de produção intensa da equipe: foram desenvolvidas mais de 40 publicações, entre elas uma série de Policy Briefs e a nova série Boas Práticas; três eventos técnicos organizados; e 14 participações em mesas de debates em eventos parceiros.
Em 2020, o WFP Brasil mantém seu compromisso de combater a desnutrição e a fome, promovendo soluções de segurança alimentar e nutricional e proporcionando benefícios de desenvolvimento a longo prazo para crianças e populações vulneráveis no Sul Global, por meio da Cooperação Sul-Sul e Triangular, do Fortalecimento de Capacidades e do Desenvolvimento Participativo e Sustentável.