
No dia 28 de agosto, a equipe do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil participou do workshop de validação técnica da Política Nacional de Alimentação Escolar do Senegal, realizado na cidade de Dakar.
O encontro reuniu cerca de 50 participantes, entre representantes de ministérios, parceiros e academia, para debater os principais elementos da política e caminhos para sua implementação com impactos concretos.
As discussões abordaram temas como nutrição, compras locais e financiamento sustentável, fortalecendo a intersetorialidade e a participação social no processo de formulação da política.
“A validação técnica é um marco importante para o Senegal, reunindo diferentes setores em torno de um objetivo comum e consolidando a alimentação escolar como uma política estratégica para educação, saúde, agricultura e desenvolvimento sustentável”, ressaltou Ana Clara Cathalat, Oficial de Programas do Centro de Excelência, que participou da reunião.
O workshop representa um avanço significativo em um processo conduzido ao longo de 2025, em estreita parceria entre o Centro de Excelência, o Governo da França, o escritório de país do WFP no Senegal e a Divisão de Cantinas Escolares do Ministério da Educação senegalês, com a colaboração do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Durante o encontro, Bruno Valim Magalhães, do Centro de Excelência, apresentou as estruturas de governança do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Brasil, que podem inspirar o Senegal e gerar reflexões adaptadas ao contexto nacional.
“O PNAE conta com estruturas de governança bastante robustas, e compartilhar essa experiência é uma estratégia para estimular a reflexão sobre quais mecanismos podem ser adaptados e implementados no Senegal, sempre reconhecendo as especificidades do país e seu grande potencial”, afirmou ele.
A validação técnica também simboliza um passo estratégico em direção aos compromissos do Senegal com a Coalizão Global para Alimentação Escolar, às vésperas da Cúpula, que será realizada nos dias 18 a 20 de setembro, em Fortaleza, no Brasil.
“Os avanços conquistados pelo Senegal ao longo deste processo são muito significativos e apresentá-los na Cúpula fortalece o momentum dentro do país para seguir mobilizando governo, parceiros e sociedade em torno da alimentação escolar”, destaca Lívia Martins, assistente de programas do Centro de Excelência, que também participou do workshop.
Ao final do workshop, El Hadji Sec, chefe de divisão da Divisão de Cantinas Escolares, fez um agradecimento ao Brasil. “Agradecemos ao apoio do Centro de Excelência e do governo Brasileiro, fundamental nesse processo, e cujas contribuições estão refletidas nesta política”, enfatizou.
A política será agora revisada com base nos pontos discutidos e seguirá para validação institucional, avançando rumo à implementação e à transformação da alimentação escolar no país.