Em 2020, a Assembleia Nacional do Togo aprovou, por unanimidade, a Lei Nacional de Alimentação Escolar. A lei é resultado de um longo processo de advocacy, análise das experiências de outros países e intensa cooperação, com participação do WFP. Desde a aprovação, o governo nacional do Togo vem implementando o programa de Alimentação Escolar de acordo com as orientações da lei e está a caminho de transformar o programa em uma importante política estatal.
Os esforços conjuntos do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil e do escritório do WFP no país para apoiar o governo do Togo no fortalecimento das capacidades nacionais de alimentação escolar incluiu, ao longo dos anos, além do estabelecimento de bases legais e normativas, uma comunicação regular e o compartilhamento de experiências por meio de missões presenciais, atividades remotas e facilitação da participação do Togo em eventos para trocas com países do sul global, como o Fórum Global de Nutrição Infantil. Em 2014, uma delegação do governo do Togo realizou uma visita de estudo ao Brasil, organizada pelo Centro de Excelência e pelo escritório de país do WFP, para conhecer a experiência brasileira em alimentação escolar vinculada à agricultura local.
Como consequência dessa visita, em 2015, o Centro de Excelência, com o apoio do governo brasileiro, realizou uma série de missões ao país para apoiar no desenvolvimento da Política Nacional de Alimentação Escolar. Em 2016, o governo do Togo realizou o primeiro fórum nacional sobre o tema, que contou com a presença de 300 pessoas, incluindo atores nacionais no âmbito da alimentação escolar e representantes do Brasil, Benim, Burundi, Côte D’Ivoire, Níger e Senegal. O fórum discutiu a implementação da Política Nacional de Alimentação Escolar do Togo em uma série de mesas-redondas, grupos de trabalho e visitas de campo e recomendou a adoção de uma lei de alimentação escolar.
Descubra mais no livro “Uma década de Cooperação: 10 anos do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil”.
Para baixar a publicação “Experiências de Países: Togo”, clique aqui.