O Centro de Excelência contra a Fome do WFP participou da Reunião Global do WFP sobre Cooperação Sul-Sul e triangular, organizada pela Divisão de Políticas e Programas. O evento foi uma reunião interna do WFP em Roma que reuniu Escritórios Regionais, Escritórios de País, Centros de Excelência do WFP e outras divisões da sede, incluindo a Divisão de Alimentação Escolar. O workshop teve como objetivo fazer um balanço das iniciativas existentes, dos mecanismos e prioridades da cooperação Sul-Sul e de cooperação triangular (SSTC) nos níveis regional e nacional.
Os participantes desenvolveram um roteiro para o caminho do WFP em SSTC. Eles participaram de discussões sobre oportunidades estratégicas para a Sede fortalecer os escritórios nos países do WFP como facilitadores de SSTC com seus governos anfitriões e reforçar o engajamento geral e a coordenação com os Centros de Excelência do WFP, incluindo o Brasil. O evento destacou as opções do WFP para entregar efetivamente no terreno por meio de uma abordagem coordenada de SSTC.
Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência do WFP no Brasil, disse: “Os governos apreciam o apoio que os Centros de Excelência oferecem, porque não impomos nada, estamos sempre abertos à conversa”. Ele também destacou o papel do WFP na SSTC: “O WFP é um líder Sul-Sul. Nós, como organização, temos muito a compartilhar, muito a mostrar “.
A reunião foi organizada após o recente Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, celebrado em 6 de setembro com um evento organizado em conjunto com a FAO e o FIDA em Roma e sediado no WFP.