Campanha “Compra Solidária” irá distribuir vale alimentação de R$100 a pessoas carentes em regiões mais afetadas pela COVID-19
O Centro de Excelência contra a Fome do WFP (Programa Mundial de Alimentos) no Brasil firmou parceria com o Grupo Carrefour Brasil para atuar na campanha “Compra Solidária”, que pretende arrecadar dinheiro para ajudar famílias com a distribuição de cartões de vale alimentação no valor de R$100. Como parte da campanha, a rede se compromete a dobrar o valor das doações feitas por pessoas físicas ou jurídicas no site da campanha, nas lojas físicas Carrefour ou Atacadão, e nas compras online.
Parte das doações será entregue ao WFP, que por sua vez irá coordenar a distribuição dos cartões em 13 capitais e regiões metropolitanas: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Porto Velho, Recife, Rio Branco, São Luis e Teresina. A distribuição acontecerá em parceria com entidades com as quais o Centro de Excelência já trabalha e que têm presença nas regiões citadas. “Criar parcerias e atuar de maneira coordenada é o caminho para ajudar as inúmeras famílias que estão com dificuldades financeiras em decorrência das ações de combate à pandemia”, disse Daniel Balaban, Diretor do Centro de Excelência do WFP no Brasil.
O WFP faz parte das sete instituições escolhidas pelo Grupo Carrefour Brasil para atuar nesta campanha solidária. “O WFP vem trabalhando com o auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade há muitos anos e é muito importante para nós, do Grupo Carrefour Brasil, poder contar com sua parceria e ajudar quem mais precisa neste momento tão delicado”, afirma Lucio Vicente, head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.
Uma vez que os cartões cheguem até os beneficiários, eles poderão utilizar os recursos em qualquer loja, desde que o uso seja feito para compra de produtos de primeira necessidade. O WFP recomenda também que as famílias comprem frutas e legumes para composição de refeições saudáveis, reforçando, assim a imunidade.
Sobre o WFP
O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP) é a maior agência humanitária do mundo, fornecendo assistência a mais de 100 milhões de pessoas em 83 países. O Centro de Excelência do WFP no Brasil é o resultado de uma parceria que existe desde 2011 entre o WFP e o Governo do país. O escritório apoia governos na África, na Ásia e na América Latina no desenvolvimento de soluções sustentáveis, programas e políticas públicas contra a fome que sejam geridas por governos nacionais. Durante a pandemia da Covid-19, o Centro de Excelência está colaborando com várias instituições para alavancar doações e amentar o alcance da distribuição de alimentos e equipamento de proteção.
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há 45 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de 690 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 62,2 bilhões em 2019 e mais de 87 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 360 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2019, a receita global da companhia totalizou € 80,6 bilhões.