O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, participou, na última quinta-feira dia, 13 de outubro, da primeira edição do Fórum de Alimentação Escolar e Hábitos Saudáveis, promovido pelo Ministério da Educação da Nicarágua, por meio do Programa Integral de Nutrição Escolar.
O webinário destacou os progressos e desafios na alimentação escolar, hortas escolares e na promoção de hábitos alimentares saudáveis que contribuem para a frequência, permanência e aprendizado contínuo dos alunos na escola, envolvendo também a família e a comunidade. O Fórum buscou ser um espaço aberto ao aprendizado e ao diálogo e ocorreu dentro das celebrações Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro.
O evento online contou com a participação de 1.200 protagonistas em nível nacional, incluindo membros do governo, autoridades do Ministério de Educação da Nicarágua, especialistas em educação alimentar, assessores pedagógicos, diretores de escolas, mães e pais de alunos.
O Centro de Excelência foi representado por Eliene Sousa, da equipe de Projetos, e Camila Alencar, da equipe de Programas, que introduziram o Centro e seus objetivos, focando principalmente nas áreas temáticas de alimentação escolar e nutrição. “Durante o evento, apresentamos novas ferramentas como a assistência técnica remota por meio de intercâmbios virtuais e a Visita de Estudo Virtual”, disse Camila Alencar.
Na oportunidade, a equipe também apresentou o Nutrir o Futuro, um projeto de cooperação Sul-Sul para enfrentamento da múltipla carga da má nutrição em crianças em idade escolar, enfatizando os materiais de formação e de apoio desenvolvidos para gestores. Os participantes do evento foram convidados a ler o Policy Brief “Obesidade Infantil” produzido pelo Centro, disponível em português e em espanhol.