Um grupo de pesquisa da Columbia School of International and Public Affairs (SIPA) fez uma análise das iniciativas de cooperação Sul-Sul do Centro de Excelência contra a Fome no Benim e no Togo, e o relatório final da pesquisa está disponível, em inglês.
Por meio de visitas de campo ao Brasil, Benim e Togo, a equipe da área de Desenvolvimento Político e Econômico revisou o a cooperação Sul-Sul oferecida pelo Centro de Excelência aos governos e outros atores de Beni e Togo para aprimorar os programas de alimentação escolar de cada país e seus vínculos com as economias agrícolas locais.
A equipe de pesquisa fez recomendações específicas para o Centro de Excelência em três áreas. A primeira é a assistência técnica transversal oferecida pelo Centro para aprimorar os marcos legais, mobilizar recursos de forma sustentável e ampliar as avaliações de impacto. A segunda é o envolvimento de atores, o que inclui a ampliação da presença nos países cooperantes e a integração da sociedade civil e dos agricultores familiares nas atividades de assistência técnica. A terceira área refere-se ao fortalecimento do papel do Centro como repositório de conhecimento. Isso envolve a ampliação de sua capacidade de compartilhar boas práticas, particularmente no setor agrícola.
Como parte da avaliação, um grupo de estudantes participou de uma visita de estudos ao Brasil e um outro visitou Benim e Togo em março. O grupo que visitou o Brasil teve reuniões com representantes do Centro de Excelência e do governo brasileiro, para se familiarizar com a abordagem e as ferramentas de atuação do Centro e com as políticas brasileiras que inspiram os esforços de cooperação Sul-Sul.
O grupo que visitou o Benim e o Togo pesquisou elementos do contexto doméstico relacionados ao desenho e à implementação de políticas de segurança alimentar e nutricional, inclusive legislação, desenho de programa e recursos financeiros. A equipe se reuniu com os escritórios de país do Programa Mundial de Alimentos e com representantes dos governos de ambos os países.