Daniel Balaban, Diretor do WFP Brasil, discursa no Dia Africano da Alimentação Escolar em 2018, no Zimbábue
Em 2020, a União Africana (UA) celebrará o 5º Dia Africano da Alimentação Escolar. Festejado todo dia 1º de março, a data foi instituída em janeiro de 2016 pelos chefes de estado da UA, em reconhecimento ao imenso valor da alimentação escolar atrelada à agricultura local. Desde 2016, representantes de governos, sociedade civil, agências da ONU e especialistas da área se reúnem para discutir novas estratégias e planos de trabalho para a implementação da alimentação escolar no continente, por meio de visitas de estudo, palestras, workshops e rodas de debate.
As nações africanas continuam a priorizar a alimentação escolar por meio de políticas e leis, para melhorar a retenção, a frequência e o desempenho escolar, assim como criar crescimento econômico. Atualmente, 39 países do continente possuem programas de alimentação escolar geridos e financiados por governos. 21 desses programas têm vínculos com a agricultura local. Os programas de Gana, Malawi, Quênia e Zimbábue alimentam mais de 1 milhão de crianças, cada. Na África do Sul e na Nigéria, esse número chega a 9 milhões.
Celebração do Dia Africano da Alimentação Escolar em 2019, na Costa do Marfim
A celebração da Alimentação Escolar Africana estimula os estados-membros da UA a tratarem a alimentação escolar como prioridade. Ainda em 2016, durante a primeira celebração da alimentação escolar, o Senegal propôs a criação de uma rede para o Comitê Multidisciplinar de Especialistas Africanos em parceria com a União Africana e o WFP Brasil.
Efetivamente, em 2016, a Rede Pan-Africana de Alimentação Escolar (REPANS) foi estabelecida e uma plataforma online de conhecimento foi desenvolvida e lançada. Até 2018, o WFP Brasil – Centro de Excelência contra a Fome trabalhou em parceria com a União Africana e os Escritórios do WFP na África com o objetivo de apoiar os esforços continentais para adotar a alimentação escolar como uma ferramenta para promover o desenvolvimento sustentável. O WFP Brasil patrocinou as primeiras ações da rede e entregou-a à Comissão da UA em 2018.
Celebração do Dia Africano da Alimentação Escolar em 2018, no Zimbábue
O Dia Africano da Alimentação Escolar surgiu após uma visita de estudos que uma delegação da União Africana fez ao Brasil para ver de perto a abordagem brasileira de alimentação escolar e discutir os termos de colaboração do WFP Brasil com a União Africana.
Desde então, oficiais e membros da REPANS continuam se reunindo no Dia Africano de Alimentação Escolar, em oficinas anuais da UA e do WFP sobre Alimentação Escolar de Produção Local, Fóruns Globais de Nutrição Infantil e Oficinas Regionais do WFP sobre Alimentação Escolar.
Confira o histórico da parceria entre WFP Brasil e União Africana aqui
Check out the history of the partnership between WFP Brazil and the African Union here