
O Centro de Excelência continua a série de reportagens para apresentar os participantes do reality show Escola de Sabores. Nesta reportagem, destacamos os merendeiros e merendeiras quilombolas, que, junto com nutricionistas parceiros, resgatam tradições alimentares e fortalecem a identidade das comunidades quilombolas.
O projeto é uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil.
Formada em Geografia, Ana Paula Gonçalves dedica-se há anos à alimentação escolar. Ela é a participante que representa a Escola Municipal Juscelino Kubitschek, em Minaçu (GO), ao lado da nutricionista Fernanda Marques Mendes.
Maria de Lourdes Sena, é merendeira há cinco anos na EMEF Lina Rodrigues do Nascimento, em Conde (PB). Seu sonho é um dia montar uma padaria para colocar em prática mais receitas. Ela participa do reality com a nutricionista Ana Claudia dos Santos Florentino.
Nascida e criada na comunidade onde trabalha, Juscilene Alves dos Santos é hoje merendeira na escola onde estudou, a Escola Municipal Quilombola Pedrelina Rosa, em Januária (MG). Valoriza os alimentos locais e o preparo no fogão a lenha. Sua nutricionista parceira é a Waldirene Fernandes da Silva.
De São Lourenço do Sul (RS), Tamires Mendes Alves atua há 8 anos na EMEF Machado de Assis, e é responsável pela alimentação de quase 300 alunos. Ela participa com a nutricionista Simone Radwmann Wienke.
Em Portalegre (RN), Ducivânia Ribeiro começou na cozinha escolar sem imaginar que encontraria sua vocação. Ela representa a Escola Elvira Gomes de Moura, acompanhada da nutricionista Paloma Nascimento.
Assim como as diretrizes da Educação Escolar Quilombola e do PNAE, o reality reforça a importância de respeitar as práticas alimentares tradicionais das comunidades, garantindo cardápios que dialoguem com seus hábitos e cultura.
No Escola de Sabores, esses profissionais mostram como ingredientes da agricultura familiar e da tradição quilombola, como mandioca, abóbora, pequi, castanhas e carnes, se transformam em pratos que unem sabor, história e identidade.
Escola de Sabores
Exibição:
Band: aos sábados, às 12h
Canal Sabor & Arte: aos sábados, às 21h
Canal Terraviva: aos domingos, às 20h
Produção: Newco Pay TV
Parceria: Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, FNDE/MEC e ABC/MRE
Episódios anteriores podem ser vistos no YouTube:
https://www.youtube.com/@wfpbrasil




