Facebook-f Instagram Twitter Youtube Linkedin
Doe Agora
  • Português do Brasil (pb)Português do Brasil
  • English (en)English
  • Home
  • Sobre o WFP
    • Quem Somos
    • Nossa Equipe
    • Parcerias
    • Trabalhe Conosco
  • Notícias
  • Projetos
    • Além do Algodão
    • Visita de Estudo
    • Nutrir o Futuro
    • Sementes para o Amanhã
  • Biblioteca
  • Contato
  • Home
  • Sobre o WFP
    • Quem Somos
    • Nossa Equipe
    • Parcerias
    • Trabalhe Conosco
  • Notícias
  • Projetos
    • Além do Algodão
    • Visita de Estudo
    • Nutrir o Futuro
    • Sementes para o Amanhã
  • Biblioteca
  • Contato


Facebook-f Instagram Twitter Youtube Linkedin
  • Home
  • Sobre o WFP
    • Quem Somos
    • Nossa Equipe
    • Parcerias
    • Trabalhe Conosco
  • Notícias
  • Projetos
    • Além do Algodão
    • Visita de Estudo
    • Nutrir o Futuro
    • Sementes para o Amanhã
  • Biblioteca
  • Contato
Menu
  • Home
  • Sobre o WFP
    • Quem Somos
    • Nossa Equipe
    • Parcerias
    • Trabalhe Conosco
  • Notícias
  • Projetos
    • Além do Algodão
    • Visita de Estudo
    • Nutrir o Futuro
    • Sementes para o Amanhã
  • Biblioteca
  • Contato
Doe Agora
  • Português do Brasil (pb)Português do Brasil
  • English (en)English
  • 04/11/2026
  • 18:22

Centro de Excelência participa do Fórum Global de Nutrição Infantil na Zâmbia 

WFP/ Paula Brant

O Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil participa do 2026 Global Child Nutrition Forum (GCNF), principal encontro internacional dedicado à alimentação escolar e à nutrição infantil, realizado entre os dias 2 e 5 de novembro, em Lusaka, na Zâmbia. O evento reúne governos, organizações internacionais, pesquisadores, sociedade civil e setor privado para debater estratégias que fortaleçam programas de alimentação escolar em todo o mundo.  

A delegação brasileira é composta por Leticia do Valle, Oficial de Programas do Programa Mundial de Alimentos (WFP) e representante do Centro de Excelência contra a Fome; Karine Santos, Coordenadora-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); e Paola Barbieri, Analista de Projetos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).  

Um dos destaques da participação brasileira é o workshop “Quem deve estar à mesa? Uma abordagem prática para a coordenação multissetorial de programas de alimentação escolar”, coordenado pelo Centro de Excelência com apoio da ABC, no dia 4 de novembro.  

Além da delegação do Brasil, participam do workshop a Gâmbia, representado por Tida Jatta (Ministério da Educação), e o Togo, representado por Badawi Tchekpi (Ministério do Desenvolvimento Social), para falar sobre coordenação multissetorial em programas de alimentação escolar. O objetivo é que os participantes de diversos países construam mapas dos caminhos próprios para aprimorar seus programas de alimentação escolar, adaptando modelos e ferramentas apresentados para a sua realidade local.  

Outro momento de destaque da delegação brasileira é a participação no painel de financiamento sustentável, em que Karine Santos apresenta as boas práticas e lições aprendidas do PNAE nessa temática. 

Integração  

Como facilitadora do workshop, Leticia do Valle destaca a importância de criar mecanismos de coordenação que permitam integrar diferentes setores em torno de objetivos comuns. “A alimentação escolar gera impactos que vão muito além da nutrição. Quando diferentes instituições trabalham juntas, conseguimos ampliar os benefícios para a educação, a agricultura familiar, a proteção social e o desenvolvimento local”, afirma.  

Durante a sessão, Karine Santos apresenta a experiência do Brasil na articulação entre alimentação escolar e agricultura familiar, um dos pilares do PNAE. “O modelo brasileiro mostra que a coordenação entre diferentes áreas do governo é fundamental para garantir refeições saudáveis aos estudantes e, ao mesmo tempo, criar oportunidades para os agricultores familiares”, ressalta.  

Para Paola Barbieri, a cooperação internacional desempenha papel estratégico na disseminação de boas práticas. “A troca de experiências entre países permite acelerar soluções e adaptar iniciativas bem-sucedidas a diferentes realidades. É exatamente esse espírito de cooperação Sul-Sul que buscamos fortalecer no GCNF”, destaca.  

História 

Criado em 1997, o GCNF consolidou-se como uma das mais importantes plataformas globais de intercâmbio de conhecimentos sobre alimentação escolar. A edição de 2026 tem como tema “Da visão à ação: alcançando objetivos ambiciosos para os programas de alimentação escolar” e busca apoiar governos na transformação de compromissos políticos em ações concretas capazes de ampliar o acesso de crianças a refeições escolares de qualidade.  

A relação entre o Centro de Excelência contra a Fome e o fórum é histórica. Desde sua criação, em 2011, o Centro mantém parceria com a Global Child Nutrition Foundation na promoção da cooperação internacional e do intercâmbio de conhecimentos em alimentação escolar. Ao longo dos anos, especialistas do Centro participam regularmente das atividades do GCNF, compartilhando a experiência brasileira e apoiando governos da África, Ásia e América Latina na construção e no aperfeiçoamento de programas nacionais de alimentação escolar. 


CONTATO
[email protected]
+55 61 2193 8500

 

TRABALHE CONOSCO
Veja as vagas disponíveis

Facebook-f Instagram Twitter Youtube Linkedin
Assine nossa newsletter

About This Sidebar

You can quickly hide this sidebar by removing widgets from the Hidden Sidebar Settings.

Posts recentes

Centro de Excelência participa do Fórum Global de Nutrição Infantil na Zâmbia 04/11/2026
Dia da Merendeira celebra profissionais da alimentação escolar em todo o país28/10/2026
Centro de Excelência apresenta experiência brasileira em segurança alimentar em congresso no Chile28/10/2026

Categorias

  • Além do Algodão
  • Apoio Remoto
  • Biblioteca Virtual
  • Eventos
  • Geral
  • Geral
  • Intercâmbios Virtuais
  • Notícias
  • Nutrição
  • Nutrição
  • Parcerias
  • Policy Brief
  • School Feeding
  • Sem categoria
  • Sementes para o Amanhã
  • Uncategorized

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org