Auxílio humanitário envolve Programa Mundial de Alimentos
O Brasil doou, em caráter humaninário para São Tomé e Príncipe (STP), o valor de 50 mil dólares para auxíliar nos esforços de combate à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
A doação foi realizada por intermédio do Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) em Brasília, que providenciou a transferência dos recursos ao Escritório do WFP em STP, para a compra de medicamentos e insumos hospitalares.
A cerimônia simbólica para entrega dos materiais foi realizada no dia 25 de junho em São Tomé, capital do país.
O evento contou com a participação do Ministro da Saúde, Edgar Neves, da Coordenadora Residente das Nações Unidas em STP, Zahira Virani, da Encarregada Interina da representação do WFP em STP, Edna Peres, e do Coordenador do Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas da UN-Habitat, Cesaltino Fernandes .
O Ministro da saúde santonense, Edgar Neves, agradeceu, em nome do seu governo ao governo brasileiro, e ressaltou que a iniciativa foi efetivada mesmo em face da difícil situação atual do combate à pandemia no Brasil.
O Embaixador do Brasil em STP, Vilmar Rogeiro Coutinho Junior, falou sobre a relação fraterna entre Brasil e STP e destacou toda a ajuda recebida no processo. “Agradeço a ajuda recebida do sistema da ONU e do WFP, bem como da ONG Médicos Sem Fronteiras, que auxiliou na compra dos medicamentos doados e seu transporte para STP”, disse.