O setor supermercadista brasileiro lançou, no dia 21 de abril, a campanha Doação Super Essencial, que arrecadará recursos para a distribuição de cartões no valor de R$ 100 para a população vulnerável fazer compras em qualquer supermercado do país. A iniciativa da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) envolverá suas 27 afiliadas. O Centro de Excelência contra a Fome do WFP, que tem discutido com a ABRAS a criação de soluções para o combate a perdas e desperdícios na cadeira de alimentos, apoia a inciativa. A iniciativa também é apoiada pelo Pacto Global da ONU.
A campanha foi lançada em entrevista coletiva no dia 21 de abril e Igor Carneiro, Oficial Sênior de Programas do Centro de Excelência contra a Fome do WFP e ponto focal para parcerias, representou a organização no evento. Em sua fala, ele apresentou dados globais e ressaltou a importância da participação do setor privado em soluções emergenciais para a fome no país. “O Centro de Excelência contra a Fome do WFP entende que a situação atual exige uma ação coordenada, com participação de todos os setores da sociedade, incluindo o setor privado”, disse Igor Carneiro.
Os cartões no valor de R$ 100 poderão ser usados em todo o país e serão custeados por doações de empresas e pessoas físicas. A distribuição dos cartões se dará de duas formas: pode ser feita pela própria empresa que fez a doação, seguindo os critérios de elegibilidade dos programas sociais de estados e municípios; ou os cartões serão entregues por organizações parceiras da ABRAS, entre elas a ONG Ação da Cidadania.
O cartão não é recarregável, mas pode ser usado várias vezes para compra de alimentos e itens essenciais em supermercados diferentes, até que o valor total seja gasto. A produção dos cartões e o envio serão feitos pelas bandeiras Alelo, Ticket e Sodexo. As operadoras também prestarão assistência aos usuários no esclarecimento de dúvidas por meio de telefone impresso no verso dos cartões.
Para outras informações sobre a campanha, acesse www.doacaosuperessencial.com.br