Para marcar o Dia Mundial do Algodão, celebrado em 7 de outubro, o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) participou de um evento organizado pela FAO, o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e apresentou os detalhes do projeto Além do Algodão. O evento teve como objetivo dar visibilidade às pessoas e instituições que participam da produção, processamento e comércio de algodão, colocando o produto em posição estratégica para o desenvolvimento econômico e social dos territórios rurais da América Latina e da África, num contexto pós COVID-19.
Albaneide Peixinho, Coordenadora de Projetos no Centro de Excelência do WFP, participou da mesa “Contribuições da Cooperação Sul-Sul para o fortalecimento do Setor do Algodão na América Latina e África” e apresentou o projeto Além do Algodão, que tem como objetivo apoiar a vinculação de subprodutos de algodão e culturas consorciadas e diversificadas, como milho e feijão, a mercados seguros, incluindo programas de alimentação escolar. Em sua apresentação, ela ressaltou que o projeto tem como principal missão a de melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares por meio do fortalecimento dos canais de venda e do escoamento da produção certificada sustentável.
“Não é só plantar, precisamos oferecer educação alimentar e nutricional a esses agricultores”, disse. “É também importante que eles possam escoar seus produtos para gerar renda e comprar outros alimentos que vão compor a base da sua alimentação”, completou. A Coordenadora de Projetos também lembrou que o Além do Algodão contribui para a sensibilização de parceiros governamentais e não governamentais para que eles adquiram alimentos dos produtores de algodão. “Nosso foco é especialmente em programas institucionais, como os de alimentação escolar, e também para fazer com que a população entenda que esse alimento produzido de forma consorciada com o algodão é um alimentos de qualidade”, disse.
O projeto já está em fase de implementação em Moçambique e em fase de construção do plano de trabalho no Benin, na Tanzânia e no Quênia. O projeto Além do Algodão é uma parceria entre o Centro de Excelência contra a Fome do WFP, o Instituto Brasileiro do Algodão e a Agência Brasileira de Cooperação. Saiba mais sobre o projeto aqui. Para assistir à gravação do evento do Dia Mundial do Algodão, acesse este link.