Na quarta-feira, 28 de junho, o Oficial de Parcerias do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, Igor Carneiro, participou da VI Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, em Osasco, São Paulo. O evento fez parte da agenda de Segurança Alimentar e Nutricional do Município e proporcionou debates sobre estratégias de combate à fome e ações lideradas por governos locais, entidades da sociedade civil, empresas e institutos de pesquisa.
O Centro de Excelência do WFP e a Prefeitura de Osasco reconhecem e apoiam, por meio de uma parceria firmada em 2022, o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), o que requer uma aliança entre organizações intergovernamentais, governos, ONGs e entidades do setor privado. Assim, o objetivo da parceria é unir esforços e colaborar ativamente para a realização dos ODS, entre eles o ODS 2 – Erradicação da Fome e Promoção da Agricultura Sustentável.
O protocolo de intenções entre o Centro de Excelência e a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação e do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, tem o objetivo de sensibilizar sobre os desafios, promover soluções sustentáveis e fomentar o intercâmbio de experiências técnicas em prol da luta contra a fome por meio de ações de segurança alimentar e nutricional.
Em 2022, por exemplo, foram construídas duas hortas pedagógicas nas escolas municipais EMEF José Veríssimo de Matos e EMEF Dr. Francisco Manuel Lumbrales Carneiro. A ação contribui para aprofundar os impactos no aprendizado e na alimentação dos alunos, assim como na comunidade escolar, e pode se tornar modelo para outros municípios.
“Foi uma grande satisfação assinar a parceria com o Município de Osasco, reconhecendo a vontade e ânimo do município no combate à fome, ao desperdício, e à segurança alimentar e nutricional”, disse Igor Carneiro. “Iniciativas como as hortas são só um exemplo do potencial que temos de, juntos, não só combater a fome, mas educar a nova geração sobre a importância de uma alimentação saudável”, ressaltou Igor Carneiro.
A parceria para a construção das hortas pedagógicas nas escolas municipais, além da Secretaria de Educação e do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional/Banco de Alimentos, teve o apoio do setor privado e organizações do terceiro setor que trabalham em projetos de impacto socioambiental.