Na quinta-feira, 17 de junho, o Diretor do Centro de Excelência contra a Fome e Representante do WFP no Brasil, Daniel Balaban, participou do painel de abertura do Fórum Nacional ESG da Cadeia de Abastecimento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). O evento reuniu autoridades e lideranças dos setores que compõem a cadeia nacional de abastecimento para a construção de soluções para os principais desafios estratégicos, mercadológicos, institucionais e regulatórios do setor. Também na quinta-feira, Daniel Balaban participou do 4º dia do festival #ConverseComOutrasIdeias, organizado pela Globonews, que teve como tema a insegurança alimentar e nutricional no Brasil.
A mesa de abertura do evento da ABRAS abordou a dimensão e a importância da cadeia nacional de abastecimento para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS2, que prevê a erradicação da fome e a promoção da agricultura sustentável. Em sua fala, Daniel Balaban detalhou o trabalho do WFP no apoio global a emergências com a distribuição de alimentos. Em seguida, ele falou sobre a importância da expansão da área de ESG (Environmental, Social and Governance) nas empresas, mas alertou para a necessidade de fazer dessa prática algo intrínseco às marcas. “Não adianta criarmos dentro das empresas uma área de responsabilidade social com orçamento pequeno. O ESG tem que estar em todos os setores e em todos os momentos das empresas, até que o consumidor final olhe a marca e diga ‘essa empresa me representa, essa empresa tem um trabalho que eu considero justo’”, disse.
Daniel Balaban também alertou para a importância do trabalho conjunto e interdependente no enfrentamento aos desafios de um mundo pós-pandêmico. “Para que tenhamos um mundo diferente, precisamos pensar em soluções provocativas, visionárias e disruptivas. Ou nos integramos a essa mudança, ou ficaremos pra trás”, completou. Em relação ao Brasil, o Diretor também alertou para a necessidade da construção de políticas públicas que fortaleçam as cadeias alimentares, especialmente estimulando a agricultura familiar. Na mesa de abertura, também participaram Rodolfo Nardez, Presidente da Rede Brasil do Pacto Global; Tereza Cristina, Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Paulo Guedes, Ministro da Economia; Augusto Pestana, Presidente da APEX Brasil; e João Roma, Ministro da Cidadania. O evento completo pode ser acessado aqui.
Já no evento #ConverseComOutrasIdeias, organizado pela Globonews, Daniel Balaban alertou para o alto número de pessoas em situação e fome no mundo e no Brasil. “Segundo as pesquisas recentes, o Brasil tem quase 20 milhões de pessoas em situação de fome, mesmo sendo um país que é um dos maiores produtores de alimentos de mundo”, disse. “É um quadro difícil, mas existe solução”, completou. O Diretor argumentou que um primeiro passo em um processo de mudança é a indignação, que vai levar naturalmente à busca de conhecimento e discussões sobre o tema. “Temos que conseguir incluir a maioria da população na economia, para que todos tenham emprego digno, ou um negócio, para que tenham dignidade e liberdade para consumir o que precisam. E é aí que entram as políticas públicas”, disse Daniel Balaban.
O evento também contou com a participação de Kalyne Lima, vice-presidente nacional da CUFA, e Rita Lobo, apresentadora e fundadora do Panelinha. A moderação foi da jornalista Aline Midlej e a gravação está disponível aqui.