As duas primeiras semanas de julho foram marcadas por dois eventos, que contaram com a presença do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, com forte apelo da participação e do controle social: a 17º Conferência Nacional de Saúde, que aconteceu em Brasília, entre 2 e 5 de julho; e o 2º Encontro Nacional de Conselhos de Alimentação Escolar, realizado no Rio de Janeiro, nos dias 12 e 13 de julho.
A 17º Conferência Nacional de Saúde reuniu cerca de quatro mil pessoas, entre gestores, trabalhadores de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para discutir proposições e diretrizes para as políticas públicas de saúde no Brasil. O Centro de Excelência esteve como participante convidado e foi representado pela nutricionista Eliene Sousa, que participou das discussões nos grupos de trabalho e nas plenárias. O evento, que é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde e pelo Ministério da Saúde, aprovou moções de apelo e de apoio, com mais de 400 assinaturas, quanto à taxação de bebidas açucaradas e ao Guia Alimentar para a População Brasileira, respectivamente.
O Ministério da Saúde brasileiro, juntamente com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), tem uma importante parceria com o Centro de Excelência voltada para a atenção de múltipla carga da má nutrição, especialmente nas crianças, causada pelo consumo de alimentos ultraprocessados, como as bebidas açucaradas. O Guia Alimentar para a População Brasileira e o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras menores de 2 anos, por exemplo, são norteadores das publicações e materiais do Projeto Nutrir o Futuro, executado pelo Centro de Excelência em parceria como governo brasileiro.
2º Encontro Nacional de Conselhos de Alimentação Escolar
Outro grande exemplo de participação e de controle social em políticas públicas de segurança alimentar é o Conselho de Alimentação Escolar como ferramenta de monitoramento de Programas Nacionais de Alimentação Escolar. Na experiência do Brasil na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem como um de seus princípios a participação e o controle social, que ganha materialidade no Conselho de Alimentação Escolar (CAE), presente em todos estados e municípios.
O 2º Encontro Nacional de Conselhos de Alimentação Escolar teve como objetivo proporcionar um espaço de diálogo entre os conselheiros de alimentação escolar de todo o país. O Centro de Excelência contra a Fome participou dos debates trazendo uma visão da alimentação escolar ao redor do mundo e sobre como o escritório tem trabalhado, por meio da cooperação sul-sul, no desenvolvimento de capacidades para implementação de programas nacionais de alimentação escolar. Uma das ferramentas apresentadas foi a metodologia de Intercâmbios Virtuais, que já contou com a participação de vários países desde 2020. Saiba mais aqui.