O WFP garantiu uma contribuição de US$ 1 milhão do Fundo Índia-Brasil-África do Sul (IBAS) para um projeto-piloto na República do Congo e para apoiar a função de Cooperação Sul-Sul e Trilateral global do WFP em Roma. Esta é a primeira vez que o WFP está trabalhando em conjunto com o Fundo IBAS, o que é um marco importante para a expansão do trabalho do WFP na Cooperação Sul-Sul e Trilateral. Na última década, o trabalho do WFP nessa área tem crescido, com a consolidação da abordagem corporativa de Cooperação Sul-Sul e do portfólio do WFP. Também houve um aumento da demanda dos governos anfitriões para o envolvimento do WFP como um intermediador de ações de cooperação, tanto nas áreas de distribuição emergencial de alimentos, quanto no desenvolvimento de projetos de combate à fome, e nutrição, que se reflete em mais de 85% dos Planos Estratégicos de País, destacando a Cooperação Sul-Sul como uma área de colaboração com os governos anfitriões.
O projeto, que será intermediado pelo escritório de país do WFP na República do Congo, o Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil e a equipe global de Cooperação Sul-Sul Trilateral na Divisão de Programas (Humanitário e Desenvolvimento) do WFP em Roma, visa fortalecer a capacidade institucional na expansão do acesso dos pequenos agricultores aos mercados locais, inclusive por meio do programa de alimentação escolar. Totalmente alinhado com a abordagem do WFP para Cooperação Sul-Sul no contexto de salvar e mudar vidas para o progresso no combate à fome, e como parte da Iniciativa Piloto de Campo de Cooperação Sul-Sul do WFP, o projeto visa criar benefícios para a população vulnerável para garantir que ninguém seja deixado para trás.
O Governo do Brasil, que apoia a iniciativa, fornecerá assistência técnica e compartilhará sua experiência reconhecida mundialmente em agricultura familiar e programas de alimentação escolar com os parceiros nacionais da República do Congo. Este projeto irá aumentar a visibilidade global do Brasil como parceiro de Cooperação Sul-Sul Trilateral para um mundo sem fome. Saiba mais sobre o Fundo IBAS aqui.