Na quarta-feira, 24 de abril, representantes das equipes de Programas e Projetos do Centro de Excelência contra a fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil participaram de workshop virtual promovido pelo WFP em Cuba, com o objetivo de aprofundar a interação entre os países, atualizar demandas, trocar conhecimento e compartilhar experiências do trabalho desenvolvido pelo Centro de Excelência. A capacitação dá sequência a uma série de reuniões técnicas realizadas em setembro de 2023 entre os países. Também estiveram presentes parceiros do governo nacional e local cubano.
Ao longo da manhã, foram debatidos temas como alimentação escolar, agricultura familiar e nutrição. A unidade de programas abordou aspectos centrais na estruturação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), suas diretrizes e marcos legais, seu desenho institucional e aspectos de compras da agricultura familiar. A equipe explicou que, na prática, o êxito de execução do programa de alimentação escolar se deve a um aspecto multissetorial e de uma combinação de capacidades individuais, organizacionais e políticas.
“Embora o principal objetivo da alimentação escolar seja garantir a segurança alimentar dos alunos, o PNAE também garante outros benefícios como o desenvolvimento rural e qualidade nutricional através da compra de alimentos da agricultura familiar, por exemplo. Isso acontece pelo seu caráter multissetorial, que demonstra as enormes potencialidades de um programa bem desenhado e implementado”, ressaltaram Maria Giulia Senesi e Ana Clara Cathalat, que fazem parte da equipe de programas.
No período da tarde, o representante da unidade de projetos do Centro de Excelência, Joélcio Carvalho, trouxe para o debate temas como soluções de rápido impacto, que garantem a sustentabilidade dos modelos de relacionamento entre produtores e escolas, o uso de tecnologias de baixo custo para irrigação de alimentos , a implementação de hortas escolares para a produção de alimentos frescos e uso da educação popular para a incorporação da abordagem nutricional nos programas de alimentação escolar. Além disso, também destacou tecnologias sociais para a captação de água para consumo e produção, a exemplo do programa de cisternas do Brasil.
“A atividade realizada hoje inaugura uma nova frente de atuação do Centro de Excelência contra a Fome, buscando promover discussões e apresentar tecnologias já validadas e desenvolvidas por décadas e por milhões de pessoas no Brasil, junto com outros escritórios do WFP, para colaborar nas discussões sobre alimentação escolar, compras locais e produção de alimentos em modelos sustentáveis de produção”, afirmou Joélcio.