O Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil lançou o relatório Diálogos Regionais sobre Frutas, Legumes e Verduras durante o Diálogo Nacional sobre o tema, que aconteceu nos dias 6 e 8 de dezembro. O evento teve como objetivo impulsionar a agenda de promoção da alimentação adequada e saudável, por meio de um amplo debate sobre o fomento da produção, disponibilidade, acesso e consumo desses alimentos.
O relatório, elaborado com o apoio dos parceiros do projeto Nutrir o Futuro, apresenta uma síntese dos debates realizados durante os cinco Diálogos Regionais. Nos Diálogos, foram apresentadas as particularidades de cada região do Brasil em relação aos desafios e oportunidades para a formulação e implementação de políticas e ações que promovem a saúde, a alimentação adequada e saudável e fortalecem os sistemas alimentares justos e sustentáveis.
“Espera-se que os desafios e as possibilidades apresentados nesse documento contribuam para a formulação e implementação de ações, programas e políticas públicas que efetivamente promovam a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população”, disse Janaína Calu, consultora do Projeto Nutrir o Futuro. A equipe do projeto também prepara a tradução do relatório para o espanhol e uma nova publicação sobre o que Brasil, Colômbia e Peru estão fazendo sobre o tema de FLV.
O evento nacional também marcou o lançamento de um e-book com as experiências selecionadas no “Laboratório de Inovação: Incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras”, desenvolvido pela OPAS/OMS. O objetivo foi identificar, selecionar e divulgar experiências inovadoras, desenvolvidas no Brasil, que valorizem e fortaleçam sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. Assim, o e-book apresenta os resultados e recomendações para promover uma alimentação saudável, com o olhar atento a todas as etapas do sistema alimentar.
As atividades do Brasil para o Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras foram construídas de forma intersetorial e organizadas pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição e do Instituto Nacional do Câncer, pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e pelo Centro de Excelência Contra a Fome (WFP); e conta com a parceria e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério da Cidadania e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.