A cidade de Guarulhos recebeu mais de 600 nutricionistas e conselheiros de alimentação escolar durante o 1° Encontro Nacional de Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs). O evento, realizado na última sexta-feira (04 de outubro), discutiu aspectos práticos e relevantes para a atuação de conselheiros dos CAEs e de nutricionistas.
O encontro foi organizado pelo Fórum Nacional de Conselhos de Alimentação Escolar. Participaram da mesa de abertura o prefeito de Guarulhos, Guti; o secretário de Educação do município, Paulo Matheus; o coordenador do Fórum Nacional de Conselhos de Alimentação Escolar, Marcelo Colonato; o diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas, Daniel Balaban; o diretor do Departamento de Alimentação e Suprimentos da Educação (Dase), Jaime Daniel Pereira de Morais; a agente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), representando o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fátima Menezes; o diretor executivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), José Valdivino Moraes; e a diretora da Secretaria de Controle Externo da Educação do Tribunal de Contas da União (TCU), Rosana de Oliveira Machado Aragão.
Para o prefeito Guti, o gestor público que enxerga o Conselho de Alimentação Escolar como parceiro só tem a ganhar, fazendo a política pública adequada e levando as questões que precisam de melhorias como meta principal.“Nós temos um profundo respeito pelo CAE, pois sabemos que as políticas públicas, para serem melhoradas, precisam ter um controle externo, não somente do TCU, mas também das pessoas, dos moradores da cidade, que podem se dedicar a fazer o bem e observar como podemos avançar. A alimentação escolar é a porta de entrada para que as crianças desenvolvam o raciocínio e a parte cognitiva melhor. A criança pode ter o melhor professor do mundo, mas é necessário que ela esteja bem alimentada”, destacou o prefeito.
“Eventos como este buscam demonstrar a importância do controle social para a efetividade das políticas públicas nacionais. O Brasil tem um dos maiores e melhores programas de alimentação escolar do mundo e o sucesso do PNAE se deve ao controle social da população para eficácia dos recursos investidos no Programa”, reforça o diretor do Centro de Excelência Conta a Fome do PMA, Daniel Balaban.
Durante o encontro, os conselheiros tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o PNAE e sobre a atuação do Tribunal de Contas da União (TCU), no que se refere ao monitoramento dos recursos investidos na Alimentação Escolar. Os nutricionistas, por sua vez, participaram de uma rodada diferente de palestras, uma delas sobre a utilização de podutos da Agricultura Familiar na alimentação escolar.
O evento contou ainda com a palestra do chef Guga Rocha, atualmente um dos nomes de maior destaque da nova geração de chefs brasileiros. Ele falou sobre sua experiência em mais de quarenta países e seus estudos sobre a cozinha quilombola. Guga contou que teve grande influência da família em sua formção. Sua mãe é professora e sua vó materna era cozinheira numa escola pública. Foi assim que ele descobriu sua vocação para preparar pratos saborosos. (Com informações da Prefeitura de Guarulhos)