Entre os dias 9 e 12 de dezembro, em Osaka, Japão, acontecerá o Fórum Global de Nutrição Infantil (GCNF) 2024, com o tema “Programas de Alimentação Escolar na Era de Transformação dos Sistemas Alimentares”.
O evento contará com mais de 70 líderes e especialistas em alimentação escolar e cerca de 450 participantes de todo o mundo, em quatro dias de reuniões plenárias e workshops técnicos para intercâmbio de experiências.
Alimentação escolar na agenda global e financiamento doméstico são alguns dos temas tratados no evento, que dará destaque também para questões climáticas, nutricionais e de gênero relacionadas à alimentação escolar.
O Fórum, que acontece a cada dois anos, tem como objetivo em 2024 ser uma plataforma internacional para que os governos e seus parceiros aprendam e troquem experiências sobre criar, manter e expandir programas de alimentação escolar de alta qualidade, além de apresentar as experiências do Japão com programas de alimentação escolar. Nesse sentido, está prevista uma visita de campo a uma escola japonesa, para conhecer in loco a execução das atividades de alimentação escolar no país.
O governo brasileiro fará apresentações em momentos específicos na plenária do evento. Saulo Ceolin, coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério das Relações Exteriores, falará sobre a Aliança Global contra a Fome e as políticas do governo brasileiro no combate à fome. A presidente do Fundo Nacional de Alimentação Escolar, Fernanda Pacobahyba, tratará do tema do modelo de financiamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Coorganizador do Fórum entre 2013 e 2019, o Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil é responsável pelo workshop “Criação de demanda por alimentos nutritivos e inteligentes em termos de clima por meio da alimentação escolar baseada em compras locais”, que pretende explorar os modelos de alimentação escolar vinculada à agricultura local em vários contextos, com foco na colaboração intersetorial.
Os países participantes do workshop trocarão conhecimentos sobre as práticas de alimentação escolar vinculada à agricultura e suas diversas estratégias de implementação, além de desenvolverem habilidades de análise crítica por meio de discussões teórias e em dinâmica de grupo para construção de soluções.
Ao longo do evento serão apresentados os resultados da Pesquisa Global de Programas de Alimentação Escolar e discutidas as tendências e inovações relevantes para os programas de alimentação escolar no futuro próximo.
Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, fará o discurso de encerramento. Como resultado dos diálogos e trocas de experiências promovidos no Fórum, será lançado um documento com recomendações para governos, iniciativas privadas e todos os envolvidos em nutrição infantil e alimentação escolar.