O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, representado pelo Diretor Daniel Balaban, se reuniu no dia 10 de abril com a Secretário-Executivo do Movimento Nacional de População em Situação de Rua, Flavio Lino, para dialogar sobre o trabalho do Movimento e estreitar relações.
O secretário apresentou o panorama nacional e internacional do número de pessoas que vivem em situação de rua. Nos países do G20, esses números utrapassam 6 milhões de indivíduos que são afetados pela exclusão social, todo tipo de violência e dificuldade de acesso a alimentos, acarretando insegurança alimentar e nutricional e, em alguns casos, a fome extrema.
O Diretor do Centro de Excelência ressaltou que o WFP, maior agência humanitária da ONU, trabalha fortemente no combate à fome, realizando operações globais tanto na compra como na distribuição de alimentos diariamente para mais de 130 milhões de pessoas ao redor do mundo. Essas operações, além de salvar vidas, são uma oportunidade de promoção de mercados para os agricultores familiares, inclusive os brasileiros, na criação de oportunidades para vendas internacionais.
O diretor ainda reforçou que o assunto é urgente, e perpassa pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “É preciso pensar em abordagens concretas combinadas com politicas públicas, que são fundamentais para garantir que a população em situação de rua receba suporte necessário para reconstruir suas vidas com dignidade e segurança”, disse.
A Secretário reiterou que tem interesse em aprofundar as discussões com o WFP e sugere articular ações existentes no Brasil, nas cozinhas solidarias, nos fóruns nacionais e internacionais, e fortalecer a mobilização em agosto, mês da luta da população em situção de rua. “E, em outubro, será realizado em São Paulo o primeiro Congresso de População em Situação de Rua no Estado de São Paulo, oportunidade para dar mais visibilidade a ações conjuntas”, afirmou o secretário.