No dia 16 de outubro, o evento online em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação no Brasil apresentou iniciativas inspiradores que têm mudado os sistemas alimentares no país. Os palestrantes compartilharam experiências no campo e nas cidades e debateram temas como desperdício, promoção da alimentação saudável, e valorização da agricultura familiar. O evento foi organizado pelo Centro de Excelência contra Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
A primeira palestrante foi Aline Martins, que atua como gerente de Gestão do Conhecimento do Programa Semear Internacional, onde coordena o processo executivo de implementação das Cadernetas Agroecológicas. No Brasil, o Programa Semear tem seis projetos apoiados pelo FIDA. O programa atua na disseminação de conhecimento e troca de experiências, além de promover concursos de jornalismo para premiar reportagens que dão destaque ao trabalho dos agricultores.
Em seguida foi a vez de Marie Tarrisse, gerente de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil. Há 7 anos na empresa, a executiva é responsável pelos projetos de economia circular, cadeias críticas de produção e bem-estar animal. Durante sua fala, Marie Tarrisse explicou como o grupo tem aplicado mudanças na produção, distribuição e educação alimentar nas lojas. O Centro de Excelência do WFP e o grupo Carrefour atuaram de forma conjunta na campanha Compra Solidária, que distribuiu cartões alimentação à famílias vulneráveis afetadas pela pandemia da COVID-19.
O convidado seguinte foi José Eduardo Scardua, CEO e fundador da Raiz Capixaba, uma agrotech que faz pesquisas de previsibilidade de produção de frutas, legumes e verduras orgânicas por meio da inteligência artificial. O objetivo do Raiz Capixaba é valorizar e dar acessibilidade às famílias produtoras e conectá-las com empresas parceiras. Com isso, a renda dos produtores aumenta, o desperdício é reduzido, a economia local melhora e a produção orgânica também é estimulada.
Por fim, Naiara Santestevan, proprietária do VivaFlor Produtos Naturais, que integra o Grupo Pé na Terra, apresentou a iniciativa que articula agricultores, restaurantes e consumidores na região norte do estado do Rio Grande do Sul. O Grupo Pé na Terra é composto pelo Viva Flor, Restaurante Utopia e Sítio Dossel. O grupo foi vencedor do Prêmio Juventude Rural Inovadora, na categoria segurança alimentar.