Mais uma estudante passou pelo Programa de Vivência Profissional do Centro de Excelência contra a Fome. Mariana Toni, de 19 anos, é estudante de design na Universidade de Brasília e viu no escritório do Brasil do Programa Mundial de Alimentos a oportunidade de aprimorar suas habilidades na área do design, além de contribuir para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 – eliminar a fome.
Mariana passou uma semana como voluntária e nesse período produziu algumas peças de comunicação que serão publicadas nas páginas do Centro de Excelência no Facebook, Twitter e Instagram. “Para mim foi uma oportunidade de aprender a usar ferramentas de design que eu vou precisar dominar no futuro e às quais não tenho muito acesso na faculdade, então sempre soube que teria que correr atrás para aprender”, conta Mariana.
Para isso, a estudante contou com o apoio do designer do Centro de Excelência, Natan Giuliano. “Ele é um ótimo professor, muito paciente. No tempinho que fiquei aqui consegui ter uma boa noção dos programas mais importantes”.
Além do design, Mariana se sentiu atraída pelo tema de trabalho do Centro de Excelência. “Já conhecia e admirava o trabalho de vocês e sempre gostei do trabalho da ONU em geral. Acho interessante ver que a equipe não fica só no escritório, vocês viajam e conhecem a realidade das pessoas que precisam da ajuda de vocês. É um trabalho que precisa de muita empatia”.
Outro aprendizado importante foi o funcionamento de um escritório das Nações unidas. “Esta foi minha primeira experiência num ambiente profissional e foi muito útil ver de perto a rotina de trabalho de um escritório”, conta Mariana. “Sempre gostei de desenhar e tinha a ideia de que o design era isso. Depois descobri que não era bem assim. Em cinco anos, espero poder trabalhar na área do design de minha preferência – só falta descobrir que área é essa”.