No dia 10 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial das Leguminosas, grupo de plantas ricas em fibras e proteínas composto por diferentes espécies de ervilha, feijões, lentilhas, grão de bico e soja. As leguminosas desempenham um papel importante na agricultura, na alimentação e na saúde humana por conta das múltiplas atribuições.
Na agricultura, as leguminosas têm potencial de fixar nitrogênio no solo, fazendo com que o terreno se torne mais rico nesse nutriente e, consequentemente, contribua para o crescimento de outras culturas agrícolas. Após serem colhidas, as leguminosas podem ser consumidas na alimentação como fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais, nutrientes importantes para o desenvolvimento de crianças e para a segurança alimentar e nutricional de diversos grupos etários.
As leguminosas estão presentes em diversos sistemas alimentares ao redor do mundo e o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimento (WFP) no Brasil desempenha, com países e instituições parceiras, projetos que envolvem todas as fases dos sistemas alimentares no intuito de favorecer o enfrentamento à má nutrição.
O Projeto Além do Algodão atua em campo com pequenos agricultores onde as leguminosas são plantadas em consórcio ao algodão e outras culturas, no intuito de promover a segurança alimentar e nutricional e melhorar as condições de vida dos beneficiários.
Em Moçambique, por exemplo, os agricultores, com o aporte técnico do projeto, plantaram dois tipos de feijão associados ao algodão, gergelim e sorgo. Nesse caso, as leguminosas são inseridas para fixar nitrogênio e, consequentemente, nutrir as demais culturas, melhorando sua produção. Em 2023 a equipe técnica do Centro de Excelência, junto ao escritório do WFP em Moçambique e às Instituições de Ensino Superior parceiras, realizou oficinas culinárias com a comunidade local de dois distritos do país para auxiliar a inserção de alimentos consorciados no dia a dia da população para diversificar a alimentação e promover a segurança alimentar.
Durante as oficinas, foram feitas demonstrações culinárias com feijão enriquecido com outros alimentos presentes nas plantações, como abóbora e tomate. Essas oficinas culinárias deverão acontecer em outros distritos ainda no primeiro semestre de 2024.
O Além do Algodão é desenvolvido pelo Centro de Excelência contra a Fome em parceria com os escritórios do WFP no Benin, em Moçambique e na Tanzânia, com a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, e com as Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras.