Para marcar o Dia Mundial do Algodão, a equipe do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) participou de reuniões temáticas em Roma, Itália, nos dias 6 e 7 de outubro. As atividades fazem parte dos eventos promovidos pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e que também contou com a presença de representantes do governo brasileiro, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Instituto Brasileiro do Algodão, além de representantes dos países cooperantes.
Joelcio Carvalho, Oficial de Projetos do Centro de Excelência, representou a equipe do projeto Além do Algodão nos eventos. No dia 6 de outubro, uma reunião liderada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) promoveu momentos de troca de experiências entre os países e organizações que participam dos projetos de algodão que compõem o programa brasileiro de apoio ao fortalecimento do setor.
“Durante o evento, apresentamos a estratégia de implementação do projeto Além do Algodão, com as linhas de trabalho no fortalecimento de canais de escoamento dos subprodutos do algodão e dos cultivos associados”, disse Joelcio Carvalho. “A produção de algodão é um importante meio de desenvolvimento dos agricultores familiares para conexão com mercados locais e para a criação de estratégias de combate à fome e à pobreza e para o alcance da Segurança Alimentar e Nutricional”, completou.
O projeto, que é uma colaboração entre o Centro de Excelência contra a Fome, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Instituto Brasileiro do Algodão, tem o compromisso de abordar as raízes da segurança alimentar e nutricional, apoiando pequenos produtores de algodão na produção e distribuição de subprodutos e o estabelecimento de sistemas de culturas consorciadas, que, por sua vez, aumentarão a renda e melhorarão a segurança alimentar e nutricional.
No dia 7 de outubro, o evento destacou o papel crucial que o setor do algodão desempenha para os países participantes, bem como sua relevância econômica e social mais ampla em todo o mundo. O evento foi uma ocasião para destacar a importância do setor algodoeiro para a realização da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 e das Metas de Desenvolvimento Sustentável.
Saiba mais sobre o Dia Mundial do Algodão aqui.