No dia 15 de março, o Diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, Daniel Balaban, participou do seminário “O Controle Externo e o Combate às Desigualdades Sociais”, promovido pela Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) no Tribunal de Contas da União (TCU). O Seminário propôs um debate objetivo sobre os desafios dos avanços econômicos e do desenvolvimento do país, sob o prisma do combate à redução das desigualdades.
Daniel participou do painel “Políticas Públicas de Combate às Desigualdades – Efetivas de transformação e de Assistência Social”, mediado pelo João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, novo presidente da AMPCON. Também participaram do debate Vilma Pinto, diretora da Instituição Fiscal Independente do Senado Federal (IFI), João Ricardo Pereira, auditor chefe da Aud-Benefícios e Marcos Lima de Matos, diretor da área de Assistência Social do TCU.
Durante o debate, os palestrantes chegaram ao consenso de que apenas com reformas políticas e econômicas o país poderá resolver o problema das diferenças sociais. “É importante que o país siga em frente com suas reformas tributária e fiscal para que diminuam as diferenças entre os mais ricos e os mais pobres para que o país definitivamente acabe com a fome”, finalizou Daniel.
O evento contou também com a palestra “Reforma Tributária e Impactos Sociais”, com Bernard Appy, secretário extraordinário do Ministério da Fazenda para a Reforma Tributária, e com o painel “Papel da Comunicação Pública na Pauta das Prioridades Sociais”. Após o seminário, ocorreu a posse do novo presidente da AMPCON, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello.