Na última quarta-feira de janeiro, dia 25, o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil participou do Painel Sul-Sul da Iniciativa de Desenvolvimento Global (GDI, na sigla em inglês), um fórum liderado por estudantes da Munk School of Global Affairs and Public Policy da Universidade de Toronto. O evento online focou nos benefícios e desafios da Cooperação Sul-Sul, enquanto analisava várias formas de implementação desse tipo de iniciativa e seu potencial para a redução da pobreza.
Na primeira apresentação, Camila Alencar, da equipe de Programas do Centro de Excelência, apresentou o trabalho da organização e seus objetivos, bem como o papel do Centro na Cooperação Sul-Sul por meio de visitas de estudo, oficinas técnicas, gestão do conhecimento e apoio estratégico e de legislação pública. “No ano passado, mais de 90% dos escritórios do WFP nos países se engajaram na Cooperação Sul-Sul, acima dos 60% que tínhamos há 5 anos. Portanto, há um grande aumento e interesse na implementação deste tipo de atividade”, disse Camila.
Representando a Universidade Agrícola da China, Xu Jin, professora associada e assistente do reitor apresentou o trabalho da Universidade com a cooperação internacional e seus benefícios a todos os países envolvidos. Como exemplo, ela apresentou um projeto na Tanzânia, onde ambos os países se engajaram na transferência de tecnologia agrícola e no compartilhamento de experiências. “Queremos ver quais experiências podem ser relevantes para os países africanos no contexto do desenvolvimento agrícola, da segurança alimentar e também queremos contribuir para a redução da pobreza”, complementou Jin.
O evento também falou sobre experiências bem-sucedidas, boas práticas de cooperação entre países em desenvolvimento e como melhorar esse processo. Além disso, o encontro contou com a participação do Dr. Justice Tei Mensah, economista do Banco Mundial, e Farzana Ahmed, doutoranda na Queen’s University.
Cooperação Sul-Sul para um futuro melhor
Cooperação Sul-Sul refere-se ao compartilhamento de conhecimentos e recursos entre países de renda média, com o objetivo de identificar práticas de desenvolvimento eficazes. Os princípios da Cooperação Sul-Sul são igualdade e soberania, que emanam das experiências históricas e vividas dos países do Sul Global.
O Centro de Excelência oferece apoio técnico remoto e presencial para garantir a continuidade dessas atividades com os países. Desde 2019, o Centro de Excelência tem oferecido assistência remota através da Visita de Estudo Virtual: Brasil, prestando serviços técnicos e de consultoria, promoção de parcerias, produção de conhecimento e apoio em advocacy.