As duas partes discutem possibilidades de parceria para unir a atuação do Centro em cooperação para segurança alimentar e nutricional e a experiência em advocacy da ACT
Participaram da reunião: Marcello Baird – Coordenador de advocacy da ACT; Paula Johns – Diretora Geral da ACT; Ana Maria Maya – Assessora em advocacy da ACT; Daniel Balaban – Diretor do WFP Centro de Excelência; Albaneide Peixinho – Coordenadora de Projetos do WFP; e Gregory Rosa – Assistente de Projetos do WFP.
O WFP Centro de Excelência contra a Fome recebeu a equipe da ACT Promoção da Saúde no escritório em Brasília para discutir possíveis ações conjuntas no âmbito da nutrição e da promoção da alimentação saudável. Na vanguarda do comprometimento da comunidade internacional em alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição das populações até 2030, o WFP Centro de Excelência tem como objetivo aproximar países que enfrentam desafios similares nas áreas de segurança alimentar e nutricional.
Por meio do trabalho conjunto entre governos, organismos internacionais, ONGs, setor privado e sociedade civil, poderemos alcançar as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), para que cada pessoa possa levar uma vida saudável e produtiva. A combinação da presença do WFP em mais de 80 países, ligada à capacidade em promover cooperação para criação de ambientes saudáveis, e a expertise em advocacy da ACT Promoção da Saúde possibilitam que futuras ações de cooperação possam resultar em iniciativas efetivas de combate a múltiplas formas de má nutrição.
Daniel Balaban, Diretor do WFP Centro de Excelência contra a Fome, celebrou o encontro. “Estamos sempre prontos para firmar parcerias em favor de agendas positivas, sejam elas na área de educação, saúde ou desenvolvimentos social, disse”.
Sobre a ACT – A ACT Promoção da Saúde foi fundada em 2006 com o nome de Aliança de Controle do Tabagismo com a proposta de trabalhar por políticas públicas nessa área. No entanto, em 2014, a ACT começou a trabalhar também pela prevenção dos outros fatores de risco das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), que, além do controle do tabagismo, englobam a promoção da alimentação saudável, atividade física, entre outras questões. A partir dessa ampliação do escopo, o nome mudou para ACT Promoção da Saúde e a organização vem atuando na área de saúde pública.