
Nos dias 18 e 19 de setembro, a cidade de Fortaleza será palco da 2ª Cúpula Global da Coalizão de Alimentação Escolar, o maior encontro internacional dedicado ao avanço dos programas de alimentação escolar no mundo. O evento reunirá cerca de 80 governos, mais de 40 representados por Ministros, e cerca de 60 parceiros para debater estratégias e firmar compromissos em torno da expansão e melhoria das iniciativas de refeições escolares.
Sediado pelo Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Cúpula é realizada em parceria com o Secretariado da Coalizão, sediado pelo WFP.
Criada em 2021, a Coalizão para a Alimentação Escolar reúne mais de 100 países e mais de 140 parceiros em torno do objetivo comum de garantir refeições saudáveis e nutritivas para crianças e jovens durante os anos escolares. A primeira Cúpula Global foi realizada em Paris, em 2023, ocasião em que o Brasil assumiu a copresidência da Coalizão, ao lado da França e da Finlândia.
Referência mundial, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Brasil fornece diariamente quase 40 milhões de refeições em mais de 150 mil escolas públicas, com investimento anual de R$ 5,5 bilhões. Além de atender às necessidades nutricionais, o programa fortalece a aprendizagem, reduz a evasão escolar e promove hábitos alimentares saudáveis entre crianças e adolescentes.
A experiência brasileira também se destaca na cooperação internacional. O Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, criado em 2011 por meio de parceria entre o WFP e o governo brasileiro, promove a troca de experiências entre países e apoia governos no desenvolvimento de programas de alimentação escolar vinculados à agricultura familiar.
A Cúpula de Fortaleza será também espaço para avaliar avanços desde a primeira Cúpula Global e mobilizar novas ações com a meta de alcançar 150 milhões de crianças em todo o mundo, alinhado com a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Entre os temas em debate estão financiamento sustentável, inovação em sistemas alimentares, papel das cidades e cooperação internacional.
Veja aqui a programação completa e outras informações sobre a 2ª Cúpula da Coalizão para a Alimentação Escolar.