O Centro de Excelência contra a Fome do WFP, em parceria com a FAO, a Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e o Instituto Nacional de Câncer (INCA), apoiam o Ministério da Saúde do Brasil – por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Departamento de Promoção da Saúde – no lançamento do Laboratório de Inovação, que vai incentivar a produção, o abastecimento e o consumo de frutas, legumes e verduras (FLV).
O Laboratório de Inovação foi desenvolvido pela OPAS/OMS e tem como objetivo identificar, selecionar e divulgar experiências inovadoras, desenvolvidas no Brasil, que valorizem e fortaleçam sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. Assim, a iniciativa pretende aumentar a disponibilidade e o consumo de frutas, legumes e verduras enquanto estratégias para a promoção da alimentação adequada e saudável.
A iniciativa faz parte das ações do Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras (FLV), criando uma oportunidade para destacar o papel desses alimentos na nutrição humana, segurança alimentar e saúde, bem como para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os interessados podem inscrever suas experiências e boas práticas em FLV nesta página. As inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto.
Disseminando boas práticas em nutrição
Ao identificar, sistematizar e divulgar essas iniciativas, o laboratório torna-se referência para a troca de conhecimentos e experiências entre gestores(as), trabalhadores(as) e outros atores no Brasil no tema de FLV, além de disseminar as experiências brasileiras bem-sucedidas para outros países. O apoio a ações e políticas de incentivo à produção de frutas, verduras e legumes regionais em áreas urbanas, periurbanas ou em áreas rurais perto das cidades melhora o preço e a qualidade desses alimentos, incentivando o maior consumo por parte da população local.
Isso tem impactos diretos nos hábitos alimentares da população infantil e, consequentemente, na diminuição dos índices de sobrepeso e obesidade infantil, se aliados com a prática de atividades físicas. O projeto Nutrir o Futuro, uma iniciativa do Centro de Excelência do WFP, em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Brasileira de Cooperação, apoia as iniciativas do ano das Frutas, Verduras e Hortaliças e incentiva o consumo de FLV para uma alimentação adequada e saudável. Saiba mais sobre o projeto aqui.