O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, e com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), lançaram, no dia 22 de outubro, o livro “Brasil da Alimentação Escolar: um giro pelas melhores receitas”, que reúne as melhores receitas das últimas edições do reality show “Merendeiras do Brasil”.
O livro, que também traz depoimentos de merendeiras e nutricionistas envolvidos nas competições, apresenta um panorama da alimentação escolar no país e retrata como o Brasil tem inspirado outros países, foi lançado em um evento na Embaixada do Brasil em Roma, na Itália. Na ocasião, as três ganhadoras do último reality show das merendeiras receberam uma homenagem. Elisa Cristina Szekut da Silva, do município Capitão Leônidas Marques, no Paraná; Maria de Lourdes dos Santos Nascimento, de Lucena, na Paraíba; e Rosani Justi dos Santos, de Itati, no Rio Grande do Sul, foram as três primeiras colocadas na última edição.
“A publicação, lançada também em inglês, é um importante instrumento de valorização do programa brasileiro de alimentação escolar e permite que mais países conheçam iniciativas de valorização da culinária brasileira servida nas escolas e dos profissionais envolvidos nesse trabalho, tanto nutricionistas, quanto merendeiras”, disse Daniel Balaban, Diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil.
Para a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, a obra é uma ação de valorização e enaltecimento do importante trabalho desenvolvido por essas profissionais. “São mulheres que representam várias regiões do país, com seus sotaques, culturas, temperos, lutas e histórias. Trabalhadoras que não levam apenas comida para o prato dos estudantes, mas sonho, afeto, alma, garra e coragem, porque não há outro caminho de mudança que não seja por meio da educação. Esta obra foi elaborada com muito carinho para registrar e apresentar o histórico de uma ação importante de valorização das profissionais que fazem a diferença diariamente na elaboração de pratos e no cuidado com os estudantes brasileiros: os concursos de merendeiras e os realities shows”, destacou.
Com informações do FNDE.