
Quatro manuais técnicos destinados a fortalecer a alimentação escolar e a agricultura familiar na República do Congo já estão disponíveis online. Desenvolvidos no âmbito da iniciativa “Sementes para o Amanhã”, os manuais compartilham as experiências do Brasil para apoiar a implementação de políticas públicas integradas, com foco na aquisição de alimentos de propriedades familiares para programas de alimentação escolar.
O projeto é um esforço conjunto do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, em parceria com o Governo da República do Congo, o Governo do Brasil, o WFP República do Congo e o Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC). O projeto é financiado pelo Fundo IBAS (Fundo Índia, Brasil e África do Sul para o Alívio da Pobreza e da Fome).
O manual intitulado “Políticas Agrícolas Brasileiras” apresenta uma visão estratégica das políticas voltadas para a agricultura familiar, propondo uma adaptação dessas diretrizes ao contexto congolês. A publicação destaca como ações coordenadas, como acesso à terra, crédito, assistência técnica e mercados, contribuíram para transformar as áreas rurais no Brasil e garantir alimentos saudáveis para a população.
Outro, intitulado “Etapas da compra de produtos de agricultores familiares para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, serve como um guia operacional para a compra de produtos de agricultores familiares para merendas escolares. Ele oferece orientações práticas para a implementação de compras públicas locais, com foco na inclusão social e na sustentabilidade.
O terceiro manual, “Monitoramento e Avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar”, apresenta as ferramentas necessárias para monitorar o desempenho do programa. E a publicação “Controle Social no Programa de Alimentação Escolar no Brasil” trata da criação e do funcionamento dos comitês de alimentação escolar, fundamentais para garantir a participação da comunidade e a eficácia das ações.
Os manuais estão disponíveis em português e francês na área de Publicações da página do Projeto Sementes para o Amanhã.