No dia 22 de novembro, o ministro da Agricultura do Burundi, Dr. Rurema Déo-Guide, visitou o Centro de Excelência contra a Fome para discutir a política de alimentação escolar do país. A política está sendo elaborada pelo governo do Burundi com apoio técnico do Centro e do escritório de país do PMA. De acordo com o ministro, o Ministério da Agricultura está pronto para apoiar a política e fortalecer a produção local de alimentos para garantir o abastecimento da alimentação escolar.
Em julho, uma equipe de especialistas do Centro fez uma missão de avaliação ao Burundi para se reunir com vários atores e coletar suas considerações a respeito da alimentação escolar vinculada à agricultura local. Com liderança do Ministério da Educação, o governo está preparando uma política multi-setorial, e a integração do Ministério da Agricultura é essencial para assegurar o vínculo entre alimentação escolar e agricultura familiar.
Na reunião em Brasília, o Centro compartilhou com o Dr. Déo-Guide a versão mais atual da política. Ele reiterou seu apoio à iniciativa e afirmou que o Ministério vai contribuir para a elaboração e a implementação da política e que está pronto para realizar ações de extensão rural para aprimorar a qualidade e a quantidade da produção agrícola local. O apoio aos agricultores familiares é essencial para garantir a sustentabilidade da iniciativa de alimentação escolar.
O rascunho da política está sendo revisado pelo governo do Burundi. No primeiro trimestre de 2018, o governo, junto com o Centro de Excelência e o escritório de país do PMA, vai realizar uma oficina para refinar a política antes de enviar para a aprovação dos ministérios envolvidos.