Uma nova versão da publicação Marco de Recursos da Alimentação Escolar Vinculada à Agricultura Local. A publicação é um guia para atores envolvidos no desenho, implementação e monitoramento de programas de alimentação escolar vinculada à agricultura local. Governos e parceiros de desenvolvimento que provêm assistência técnica e financeira, além da sociedade civil, organizações de base e setor privado, podem se beneficiar do guia.
A publicação apresenta abordagens e ferramentas existentes, a partir dos conhecimentos e experiências acumuladas sobre modelos de alimentação escolar com compra local de alimentos. Essa modalidade de alimentação escolar é pensada para oferecer às crianças nas escolas alimentação segura, diversa e nutritiva, comprada localmente de agricultores familiares. Essa combinação de critérios tem impactos múltiplos em vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O guia discute conceitos, temas e experiências de alimentação escolar vinculada à agricultura local. O objetivo é apoiar a inovação e o aprendizado para governos, acadêmicos e profissionais da alimentação escolar. O marco de recursos é também uma ferramenta para iniciativas de cooperação Sul-Sul e trilateral, já que serve de guia para a replicação, adaptação e expansão de intervenções bem-sucedidas de alimentação escolar vinculada à agricultura local.
A publicação é resultado de um esforço colaborativo iniciado e coordenado pelo Programa Mundial de Alimentos. O texto foi preparado por um time de especialistas das agências da ONU com sede em Roma – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, Programa Mundial de Alimentos e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola. O time de especialistas inclui representantes de outros parceiros: Centro de Excelência contra a Fome, Global Child Nutrition Foundation, Partnership for Child Development, New Partnership for Africa’s Development.
A publicação está disponível em inglês, em duas versões.