Utilizada desde 2019, metodologia de trabalho remoto garante apoio contínuo aos países parceiros; em tempos de COVID-19, ferramentas estão sendo aprimoradas.
Nas últimas semanas, a equipe do WFP Centro de Excelência contra a Fome Brasil – assim como outras equipes do Sistema Nações Unidas ao redor do mundo – teve que se adaptar às restrições impostas pela pandemia do COVID-19. O Centro ativou seu Plano de Continuidade de Trabalho e todos os funcionários do estão trabalhando de casa. Entretanto, o Centro já vinha adotando, desde meados de 2019, metodologias de apoio remoto aos países. Com novas restrições de viagem em decorrência da pandemia, a equipe vem aprimorando essas ferramentas para que o que antes ainda era feito presencialmente possa ter continuidade na modalidade à distância.
Um desses trabalhos presenciais afetados diretamente pelas determinações de isolamento é o apoio ao escritório regional do WFP para a África Ocidental e Central (WFP Regional Bureau Dakar) no desenvolvimento de planos e estratégias regionais para programas do WFP nas escolas. O Centro já fornece apoio remoto aos países dessa região há algum tempo, mas novas metodologias tiveram que ser elaboradas para que algumas atividades não sofressem atrasos, que é o caso desse escritório regional, que coordena o trabalho do WFP em 20 países.
Segundo Abdi Farah, Conselheiro Regional para Alimentação Escolar do escritório regional do WFP localizado em Dacar, a equipe também ativou seu Plano de Continuidade de Trabalho e os funcionários estão trabalhando em casa. “No geral, o escritório está cumprindo muito bem sua função principal de suporte técnico, supervisão e orientação estratégica e política para os escritórios nos países da região. Um exemplo é o engajamento com o WFP Centro de Excelência no Brasil: dois colegas deveriam vir em uma missão para ajudar o escritório regional a receber um apoio muito estratégico, mas sua missão foi cancelada no último minuto devido às restrições de viagem em decorrência do COVID-19. O suporte está sendo fornecido pela equipe desde o Brasil, trabalhando de forma eficaz, embora remotamente, e progredindo com o plano de trabalho e as metas acordadas”, conta Abdi Farah.
Sharon Freitas, Chefe de Programas no WFP Centro de Excelência, ressalta a importância da rápida adaptação para que os projetos dos países não sejam afetados. “É importante ressaltar que, apesar de todos no escritório estarem trabalhando de casa, o Centro de Excelência continua operando. Já temos vasta experiência em apoiar remotamente os países e seguiremos fornecendo esse apoio, com o uso de novas metodologias”, disse.
Adaptando metodologias de trabalho
O apoio ao escritório de Dacar está inserido no contexto de desenvolvimento e implementação da Estratégia Global de Alimentação Escolar 2020-2030 do WFP e está dividido em duas fases. A primeira compreende a elaboração de uma nota conceitual para o planejamento da implementação regional da Estratégia Global de Alimentação Escolar. Para isso, é necessário fazer uma análise de situação e das capacidades dos escritórios do WFP nos países que farão parte do projeto: Benim, Burkina Fasso, Camarões, República Centro-Africana, Chade, Gâmbia, Gana, Guiné-Bissau, Guiné, Cote d’Ivoire, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Senegal, Serra Leoa, São Tomé e Príncipe e Togo. A partir daí, a equipe do Centro de Excelência elaborará um conjunto de recomendações e uma proposta de orçamento para implementação da política entre 2020 e 2030.
Para essa primeira etapa, estavam inicialmente previstas várias atividades regionais a serem realizadas no Senegal, entre elas um workshop para coleta de dados com presença de parceiros. Como alternativa, a equipe do Centro de Excelência desenvolveu uma metodologia de pesquisa que pode ser feita remotamente, incluindo questionários e entrevistas por áudio e videoconferência.
Além disso, a equipe também usará revisão documental como suporte para uma análise de situação, a partir de um conjunto de documentos enviados pelo escritório regional. Também serão feitas entrevistas por telefone e videoconferência com gestores do escritório regional e representantes do WFP nos países. Esse contato servirá para coletar experiências locais que depois serão usadas como base para trocas locais de conhecimento entre os países participantes.
“Um aspecto interessante desse trabalho é que ele não estará somente focado em alimentação escolar, mas também em agenda integrada, o que vai incluir temas de nutrição, gênero, agricultura familiar e ações de fortalecimento de capacidades nos países”, disse Bruno Magalhães, que faz parte da equipe de Programas do WFP Centro de Excelência Brasil.
Uma vez que a primeira fase do trabalho seja concluída e a nota conceitual aprovada, começa a segunda etapa do trabalho, que é a elaboração de uma estratégia de implementação, construído em conjunto com os escritórios de países.
Especialistas do Centro de Excelência reuniram-se em 2019 para uma missão de avaliação a Banjul, no Gâmbia. Da esquerda para a direita: Igor Carneiro (Centro de Excelência Brasil), Abdi Farah (escritório regional em Dacar) e Bruno Magalhães (Centro de Excelência Brasil) em visita a escola-piloto do programa de alimentação escolar na região.
Riscos
Apesar de o apoio remoto já ser uma realidade no WFP Centro de Excelência, essa modalidade de trabalho também tem suas limitações. Parte do esforço de adaptação neste momento em que uma grande parte das equipes está fora do escritório é a análise e mitigação de riscos.
Abdi Farah cita possíveis limitações que podem ser mais desafiadoras quando entrevistas, por exemplo, não são realizadas pessoalmente. “Obter respostas para um questionário on-line específico não dá muito espaço para interações subsequentes para perguntas e esclarecimentos, o que é bastante possível durante interações presenciais, mas ainda assim podem ser agendadas chamadas de acompanhamento, conforme necessário com colegas internos e externos”, avalia.
Apoio remoto contínuo
Desde meados de 2019, o WFP Centro de Excelência contra a Fome Brasil já vinha se preparando para atuar cada vez mais remotamente, com o lançamento do projeto Intercâmbios Virtuais. A estrutura do projeto permite que países interessados tenham acesso a informações técnicas e detalhes da experiência brasileira com alimentação escolar por meio de documentos, vídeos, aulas online e atendimento remoto, seja por e-mail, telefone ou videoconferência.
Além do uso da experiência brasileira como base, o Centro de Excelência também busca soluções técnicas em outros países em temas de segurança alimentar, nutrição e alimentação escolar, e facilita a troca de conhecimentos e melhores práticas entre outros países.
Grande parte deste trabalho é feita no contato diário e remoto, por meio de aconselhamento político, trabalho de advocacy com governos, compartilhamento de informações, e elaboração conjunta ou revisão de documentos – como projetos de lei, planos de desenvolvimento, estratégias nacionais e documentos programáticos de alimentação escolar.
A comunicação remota e contínua com cada país apoiado já é um componente essencial da cooperação, pois garante a produção de resultados sustentáveis.
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