O Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil deu as boas-vindas à delegação do Lesoto para o workshop de encerramento da “Visita de Estudo Virtual: Brasil” no dia 21 de outubro. A visita virtual é uma iniciativa conjunta com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e apresenta os pilares fundamentais da experiência brasileira em segurança alimentar e nutricional para um público global. A metodologia consiste em uma série de vídeos que simulam uma imersão no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Eles são complementados por workshops online, em que os participantes podem tirar dúvidas, trocar aprendizados e discutir possíveis próximos passos conjuntos.
Cecilia Malaguti, Coordenadora-Geral de Cooperação Sul-Sul Trilateral com Organizações Internacionais da ABC, destacou a crescente relevância da alimentação escolar como ferramenta central de proteção social no contexto de uma crise econômica e sanitária global. “Os intercâmbios que estamos realizando hoje exemplificam os principais objetivos e propósitos de nossa estratégia de Cooperação Sul-Sul. A alimentação escolar sempre foi tema prioritário e fundamental para as iniciativas brasileiras de cooperação internacional. Vemos isso como uma solução-chave para mitigar os níveis crescentes de pobreza e fome em todo o mundo”, disse Cecilia.
O workshop de encerramento reuniu 45 participantes do Ministério da Educação e Treinamento do Lesoto e do escritório e país do WFP, bem como representantes do FNDE, da ABC, da Embaixada do Brasil em Pretória e do Centro de Excelência do WFP. A reunião foi uma sessão interativa de perguntas e respostas, em que os participantes compartilharam lições aprendidas e boas práticas. Os desafios comuns discutidos incluíram o estabelecimento de estruturas legais robustas, definição de estratégias de financiamento, promoção da participação da comunidade e investimento no desenvolvimento de capacidades e colaboração multissetorial para a implementação de políticas.
Bruno Costa e Silva, falando em nome do FNDE, destacou o valor da sessão para ambas as partes do intercâmbio. “Essas oficinas são um aprendizado muito importante para nós também. Conhecer outros modelos, como o do Lesoto, nos ajuda a continuar melhorando o desenho e a implantação do nosso programa de alimentação escolar também aqui no Brasil ”, disse Bruno.
Em suas observações finais, Dhira Khama, Secretário Principal de Educação Básica do Lesoto, lembrou que este é um passo importante e inicial na colaboração entre os governos do Lesoto, Brasil e WFP. “Aprendemos muito com os vídeos e as reuniões virtuais e observamos muitas coisas que gostaríamos de incorporar em nosso próprio programa. Queremos continuar a nos engajar e obter todo o apoio que pudermos para garantir que a alimentação escolar seja um sucesso em nosso país ”, concluiu Dhira Khama.
A visita virtual é uma ferramenta central dentro da metodologia de apoio remoto do Centro de Excelência do WFP, uma iniciativa que visa fornecer assistência técnica de forma flexível e econômica. Para saber mais sobre a “Visita de estudo virtual: Brasil” e solicitar uma visita virtual, clique aqui.