O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, receberá uma delegação da Etiópia para uma visita de campo em Brasília, entre 6 e 10 de junho. A delegação será composta por representantes do Ministério da Agricultura etíope e da ONG parceira Save the Children, que está envolvida na implementação do programa de alimentação escolar no país.
O governo da Etiópia está atualmente empenhado em transformar o setor agrícola do país, ou seja, suas abordagens para a alimentação escolar, por meio de políticas e programas adequados. Com o objetivo de eliminar a fome e a desnutrição, espera acelerar a comercialização, estabelecer redes estáveis para os agricultores e fortalecer as cooperativas. A visita de campo proporcionará, portanto, uma oportunidade única para as autoridades etíopes verem de perto exemplos da experiência brasileira com a alimentação escolar, especialmente quando se trata de iniciativas sensíveis à nutrição e ao desenvolvimento agrícola.
Esta será a terceira etapa de uma iniciativa de intercâmbio técnico que começou no início do ano como parte da “Visita de Estudo Virtual: Brasil”. A primeira sessão online ocorreu em 4 de maio e contou com a presença de 73 participantes do WFP da Etiópia, do governo etíope nos níveis nacional e regional, bem como parceiros da Save the Children. Na segunda sessão, que ocorreu online em 12 de maio, os participantes de ambos os países puderam compartilhar experiências, fazer e responder perguntas e se preparar para a visita de campo que acontecerá na próxima semana.
A agenda em Brasília será composta por sessões de discussão de alto nível com a participação de importantes instituições brasileiras, incluindo os Ministérios da Agricultura, Educação e Relações Exteriores, bem como a Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal. A delegação também visitará cooperativas agrícolas locais, bancos de alimentos, escolas e outros locais relevantes. Além disso, o Centro de Excelência do WFP facilitará discussões técnicas e uma sessão de planejamento estratégico ao final da visita.
Saiba mais sobre a “Visita de Estudo Virtual: Brasil” e solicite uma visita virtual aqui.