O Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil e a Universidade Técnica da Dinamarca (DTU) anunciam que estão unindo esforços para criar soluções inteligentes para combater a fome e má-nutrição. O principal objetivo da parceria é combinar a experiência de longo prazo do WFP em assistência a países com seus programas de segurança alimentar e a expertise da DTU em transformar pesquisas em soluções técnicas para problemas reais.
O Memorando de Entendimento foi assinado entre o Centro de Excelência do WFP no Brasil e o DTU Skylab FoodLab, o laboratório de mudanças em sistemas alimentares do centro de inovação da DTU. Durante os próximos anos, as duas instituições trabalharão juntas para produzir conhecimento, pesquisa, inovação e ferramentas que respondam a problemas concretos em países apoiados pelo Centro de Excelência. Iniciativas conjuntas serão desenhadas para criar impactos relevantes em programas de alimentação escolar, segurança alimentar e nutricional de populações vulneráveis, sistemas alimentares, cadeias de fornecimento e desenvolvimento rural.
As primeiras atividades da parceria serão para desenvolver documentos técnicos e publicações conjuntas que abordam os tópicos citados. As instituições também envolverão estudantes nas atividades de pesquisa focadas em mudanças nos sistemas alimentares, inovação e desenho social. Os resultados desses primeiros passos fornecerão subsídios importantes para o apoio fornecido pelo Centro de Excelência do WFP a países parceiros.
“Acreditamos que essa parceria com uma instituição acadêmica renomada como a DTU tem o potencial de realmente aprimorar nosso portfólio de Intercâmbios Virtuais e, consequentemente, ajudar muitos dos países com os quais trabalhamos”, disse Daniel Balaban, Diretor do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil. “Combinando nosso conhecimento de campo com a competência para resolução de problemas do FoodLab, o material que produziremos juntos será usado em processos de aconselhamento com escritórios do WFP e governos que procuram soluções para melhorar questões muito concretas, como a conservação e processamento de alimentos. E essas soluções podem ter um grande impacto na cadeia de fornecimento de alimentos,” acrescentou.
“Estou satisfeita em ver essa nova colaboração entre o Skylab FoodLab e o Centro de Excelência contra a Fome do WFP. Juntos, podemos desenvolver soluções para o importante Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de acabar com a fome em todo o mundo,” disse Christine Nellemann, Diretora do Instituto Alimentar Nacional da DTU.
“Estamos empolgados para unir forças com especialistas líderes na luta contra a fome. Essa parceria permitirá que nossos estudantes, pesquisadores e startups participem de projetos interdisciplinares com forte impacto social. O DTU Skylab FoodLab oferecerá suporte técnico e unidades de criação de protótipos para conduzir pesquisas e desenvolver novos produtos e tecnologias alimentares,” adiciona Roberto Flore, chefe do DTU Skylab FoodLab.
Sobre o Programa Mundial de Alimentos
O Programa Mundial de Alimentos (WFP), laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2020, é a agência das Nações Unidas que lidera a luta global contra a fome e tem como principal mandato proporcionar assistência de emergência e desenvolvimento de soluções sustentáveis de combate à fome e à pobreza nos países com os maiores índices de pobreza e insegurança alimentar no mundo. Sua presença no Brasil se dá por meio do Centro de Excelência contra a Fome, que é fruto de uma parceria firmada entre o WFP e o governo brasileiro em 2011. A missão do Centro de Excelência é apoiar países em desenvolvimento na criação e implementação de soluções sustentáveis contra a fome, atuando também como um fórum global para o diálogo político e aprendizado sobre alimentação escolar, nutrição e atividades relacionadas à segurança alimentar.
Sobre a Universidade Técnica da Dinamarca
A DTU fornece aconselhamento baseado em pesquisas para autoridades dinamarquesas e organizações internacionais e é conhecida por sua habilidade de transformar pesquisas em novas tecnologias por meio de estreita colaboração com parceiros de universidades, empresas e autoridades públicas. Inovação é uma parte integral das atividades da DTU. O DTU Skylab FoodLab é o laboratório para mudanças em sistemas alimentares do centro de inovação da Universidade Técnica da Dinamarca. Liderado por Roberto Flore, o DTU Skylab FoodLab é um espaço para pesquisas, prototipagem, palestras, oficinas e eventos, oferecendo um ambiente de pesquisa alternativo que estimula a prática. Os projetos do DTU Skylab FoodLab cobrem um grande espectro do sistema alimentar, lidando com questões como mudanças climáticas, fome global e perda de biodiversidade. O DTU FoodLab opera em contextos de baixa, média e alta renda em quatro continentes.