O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) e a World Transforming Technologies (WTT) formalizaram uma parceria que pretende fomentar projetos na área de inovação no Brasil, com o objetivo de contribuir para as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A parceria tem como missão fortalecer o hub de inovação que o WFP no Brasil vem desenvolvendo, além de mapear desafios a serem trabalhados pelo Centro de Orquestração de Inovações (COI) da WTT. Além disso, a parceria terá como foco a busca por projetos de inovação para impacto social em sistemas alimentares e promover políticas e programas para o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional.
A parceria faz parte da estratégia do Centro de Excelência do WFP no Brasil de fortalecer redes de inovação nos sistemas alimentares. O Brasil sempre ocupou um papel relevante em inovação para a agricultura e a produção de alimentos, mas ainda há espaço para a disseminação de novas tecnologias para todo o setor. No Brasil, mais de 3/4 das propriedades rurais são de pequeno porte e com baixo grau de adesão a serviços de inovações tecnológicas, o que contrasta com o amplo reconhecimento do país como produtor de alimentos. O objetivo da parceria é criar condições adequadas para desenvolver, validar e disseminar diversas inovações e tecnologias, com potencial de melhorar a produtividade, a qualidade de vida das pessoas e a sustentabilidade dos sistemas alimentares.
Daniel Balaban, Diretor do Centro de Excelência contra a Fome do WFP, disse: “O WFP é mundialmente reconhecido pelo Centro de Inovação, ou Innovation Accelerator, que fica em Munique, na Alemanha, com metodologias e expertise de escalonamento de inovações na produção de alimentos. Ao aliarmos essa nossa experiência e capacidade de atuar globalmente com a experiência da WTT para executar inovações nos territórios, por meio das redes de especialistas e do Centro de Orquestração de Inovações (COI), queremos disseminar todo esse conhecimento para o pequeno produtor no campo.”
Pablo Vagliente, Diretor Executivo da WTT, disse: “Estamos muito felizes com a colaboração junto ao WFP e certos de que, ao alinhar as metodologias e redes de WTT ao futuro Hub de Inovação do Centro de Excelência no Brasil, geraremos muito impacto através de abordagens inovadoras para contribuir para a erradicação da fome e a promoção do ODS 2.” O Centro de Orquestração de Inovações (COI) é o primeiro programa desenhado pela WTT especificamente para promover a inovação orientada por missões no Brasil. O COI oferece oportunidades de desenvolver inovações de base científica que fortaleçam a agricultura familiar, por meio da mobilização da comunidade científica.
Sobre o WFP – O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP) recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2020. Somos a maior agência humanitária do mundo, salvamos vidas em emergências e, por meio da assistência alimentar e de projetos de segurança alimentar e nutricional, contribuímos para a paz, estabilidade e prosperidade das pessoas que se recuperam de conflitos, de desastres e do impacto das mudanças climáticas. O Centro de Excelência contra a Fome é o escritório do WFP no Brasil. A missão do Centro de Excelência é apoiar países em desenvolvimento na criação e implementação de soluções sustentáveis contra a fome a partir da utilização das experiências exitosas desenvolvidas no Brasil. O Centro de Excelência do WFP atua também como um fórum global para o diálogo político e aprendizagem sobre alimentação.
Sobre a WTT – A World Transforming Technologies (WTT) é uma organização não-governamental latino-americana que tem a missão de promover a inovação como ferramenta para a superação de desafios sociais e ambientais. Fundada em 2012 como uma spin-off da Fundación Avina a partir de uma análise profunda das barreiras e oportunidades para fortalecer e promover ecossistemas de inovação de impacto, WTT se dedica a acelerar o desenvolvimento, a experimentação e a disseminação de inovações tecnológicas, sociais e em modelos de negócio destinadas a oferecer respostas efetivas aos grandes desafios sociais e ambientais da atualidade.