O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) das Nações Unidas no Brasil completa 10 anos de atuação com um evento online sobre o papel da Cooperação Sul-Sul Trilateral no combate à fome. O evento agendado para 4 de novembro será transmitido ao vivo e reunirá governos parceiros e especialistas de vários escritórios do WFP, incluindo a sede, o Centro de Excelência para a Transformação Rural do WFP na China e o Centro Regional de Excelência contra a Fome e a Desnutrição (CERFAM) em Côte d’Ivoire.
Uma parceria inovadora entre o WFP e o governo do Brasil, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), resultou na criação do Centro de Excelência em novembro de 2011. O Centro foi pioneiro no WFP como um escritório autônomo, com foco na Cooperação Sul-Sul Trilateral, compartilhando boas práticas do Brasil com países interessados em criar políticas sustentáveis de combate à fome e à pobreza, em áreas como alimentação escolar, agricultura familiar, nutrição e parcerias.
“O Centro de Excelência colabora com outros escritórios do WFP em todo o mundo em soluções de segurança alimentar e nutricional, resultando em benefícios sociais e econômicos de longo prazo para crianças e pessoas vulneráveis em países em desenvolvimento. Nosso trabalho já ajudou a melhorar a vida de quatro milhões de crianças em todo o mundo e também capacitou milhares de pequenos agricultores que participam de programas de alimentação escolar locais”, disse Daniel Balaban, Diretor do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil.
Em 2019, o Centro passou a ampliar o escopo de atuação, com foco em uma nova ferramenta de apoio remoto (Intercâmbios Virtuais) que desenvolve publicações, informações técnicas, vídeos, treinamentos e cursos online de capacitação. Também inclui assistência para desenvolver políticas de alimentação escolar e segurança alimentar – quase todas feitas remotamente. Com o início da pandemia de COVID-19, em março de 2020, esse atendimento remoto ganhou ainda mais relevância e foi amplamente utilizado para garantir a continuidade das operações.
Para marcar o 10º aniversário, o Centro preparou uma nova publicação destacando as principais realizações ao longo dos anos. A publicação também traz destaques sobre como as parcerias e projetos estratégicos regionais têm beneficiado as populações vulneráveis. O livro pode ser baixado aqui.