Daniel Balaban, Diretor do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, participou de um evento online organizado pelo Instituto Stop Hunger, da Sodexo, que discutiu insegurança alimentar e o papel do setor privado na criação de soluções para o combate à fome. O evento, que aconteceu na sexta-feira, 13 de maio, destacou o cenário de fome no Brasil e no mundo, o trabalho do WFP no combate à fome e o papel da iniciativa privada nesse contexto. O webinar também apresentou o e-Servathon, uma maratona global de voluntariado para arrecadação de fundos para a campanha global Stop Hunger.
Em sua apresentação, Daniel Balaban falou sobre o papel de cada um – indivíduos e organizações – em ações de combate à fome e explicou o trabalho do WFP. “Atendemos, todos os dias, mais de 120 milhões de pessoa em mais de 85 países com assistência alimentar, fazendo o alimento chegar a quem precisa. Entretanto, a vida das pessoas só mudam de fato com políticas públicas consolidadas, com trabalhos desenvolvidos por vários setores, para que essas pessoas estejam inseridas na sociedade e não necessitem mais de ajuda,” disse.
Daniel Balaban também abordou o trabalho do Centro de Excelência do WFP no Brasil, que atua apoiando países na construção de políticas de combate à fome, como políticas de alimentação escolar, apoio à agricultura familiar e promoção de alimentação adequada e saudável. “O tema do combate à fome precisa ser discutido todos os dias dentro das entidades da sociedade civil e das empresas, para que possamos construir soluções continuamente”, afirmou.
Também participaram da transmissão Fernanda Sacramento, do banco BNP Paribas, embaixadora e voluntária do Instituto Stop Hunger, e Willian Gil, diretor de assuntos Governamentais e Institucionais e atual presidente do Instituto Stop Hunger no Brasil, como moderador.
A campanha de arrecadação vai até o final do mês a as doações irão beneficiar mais de 100 ONGs em todo o país.
Parceria global Sodexo e WFP
A Sodexo, fundada em 1966, está presente em 67 países e atende 100 milhões de consumidores todos os dias. A empresa é parceira global do WFP no apoio de programas de alimentação escolar, mecanismos de distribuição de auxílio financeiro e treinamento. Sodexo é também a fundadora do Stop Hunger, uma rede global de organizações sem fins lucrativos que apoiou o WFP na criação de um sistema seguro de distribuição de alimentos por meio de tickets de papel em 2014.